Jornalismo cultural e a crítica de artes no Brasil
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O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP promove, entre março e maio de 2020, o curso Jornalismo cultural e a crítica de artes no Brasil cujo objetivo é fomentar e fortalecer a prática da crítica cultural voltada às artes da performance – teatro, dança, música clássica e popular.
O programa inclui palestras, aulas, laboratórios e workshops com alguns dos mais destacados profissionais da área.
Os dois primeiros encontros, dias 04 e 09 de março, terão como convidada Fiona Maddocks, jornalista inglesa e crítica de música clássica do jornal dominical The Observer (associado ao The Guardian).
Maddocks acompanha o concerto da Osesp junto com os alunos na sexta-feira, dia 06. A jornalista ainda assiste ao concerto da Orquestra Sinfônica Municipal, com a Sinfonia n.3 de Mahler, no sábado dia 7. Os espetáculos serão discutidos com os participantes no encontro seguinte, dia 9.
Além de Fiona Maddocks, a programação conta com a participação de profissionais como Beth Nespoli, Julio Maria, João Marcos Coelho, Amanda Queirós, Maria Eugênia de Menezes, Jotabê Medeiros, Pedro Alexandre Sanches e João Luiz Sampaio.
O curso, dividido em três módulos, é voltado para estudantes universitários e jovens profissionais da área de ciências humanas e artes, tais como jornalismo, história, filosofia, música, teatro e dança.
Embora a produção cultural no Brasil nas diversas áreas talvez nunca tenha sido tão rica, o espaço para o jornalismo cultural e a crítica de arte vem se restringindo cada vez mais. Os veículos impressos, que tradicionalmente tinham cadernos culturais vultosos, além de suplementos especiais dedicados à crítica e à difusão das artes, possuem espaço cada vez mais restrito para o assunto.
Por outro lado, há uma proliferação de blogs no mundo virtual, muitos deles dedicados à cultura. No entanto, o fato de serem feitos em grande parte por amadores resulta na carência de uma abordagem embasada e que sirva de espaço consistente para o diálogo, o embate de ideias e a mediação com o público. Por sua vez, a formação de novos críticos é uma especialização que leva tempo e necessita de prática. Todas essas questões serão abordadas no curso. Os interessados podem participar do processo de seleção através do seguinte endereço eletrônico: jornalismocultural@cpf.sescp.org.br (veja abaixo as instruções detalhadas).
Programação
Participantes:
Público-alvo: estudantes universitários e jovens profissionais da área de ciências humanas e artes, tais como jornalismo, história, filosofia, música, teatro e dança.
Calendário:
Período de inscrições no Curso
20/1 a 10/2
Divulgação dos selecionados
14/2
Inscrição dos selecionados no Curso
14/2 a 04/3
Período do Curso
04/3 a 25/5
Ficha de Inscrição
Enviar para o e-mail jornalismocultural@cpf.sescsp.org.br os seguintes dados:
Dados Pessoais:
Nome Completo:
RG ou CPF:
Data de Nascimento:
Endereço Residencial:
Telefones para contato:
E-mail:
Currículo resumido / memorial – com formação, experiência e interesses
Carta de intenção contendo resposta as seguintes questões:
1. Por que você quer fazer o curso?
2. Com qual das áreas a serem oferecidas você mais se identifica?
3. Qual a sua expectativa em relação ao curso?
OBS. esse material não deve ultrapassar DUAS páginas.
Item opcional: você já escreveu sobre uma das linguagens abordadas? Se sim, por gentileza, anexe um texto para que possamos conhecer um pouco mais sobre sua produção.
Apoio: British Council
O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Palestrantes
Beth Néspoli
Jornalista, crítica e doutora em artes cênicas pela USP. Edita o site Teatrojornal - Leituras de Cena. Tem artigos publicados nas revistas Cult, Sala Preta e nos livros O ato do espectador (Hucitec, 2017) e Teatro da Vertigem (Editora Cobogó, 2018). Durante 15 anos, de 1995 a 2010, atuou como repórter e crítica no jornal O Estado de S.Paulo. Entre 2003 e 2008, foi comentarista de teatro na Rádio Eldorado. Realizou a cobertura de mostras nacionais e internacionais, como a Quadrienal de Praga: Espaço e Design Cênico (2007) e o Festival Internacional A. P. Tchéchov (Moscou, 2005). Foi jurada dos prêmios Governador do Estado de São Paulo, Shell, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Prêmio Itaú Cultural 30 anos.
(Foto: Agência Ophelia)
Maria Eugênia de Menezes
Crítica teatral, formada em jornalismo pela USP, com especialização em teoria literária. É colaboradora de O Estado de S.Paulo, jornal onde trabalhou como repórter e editora, entre 2010 e 2016. Também escreveu para Folha de S.Paulo, entre 2007 e 2010. Foi curadora de programas, como o Circuito Cultural Paulista e o Festival Cultura Inglesa, e jurada de prêmios como Bravo! de Cultura, APCA e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. É autora da pesquisa “Breve Mapa do Teatro Brasileiro” e de capítulos de livros, como Jogo de corpo (Martins Fontes, 2014). Foi professora convidada em instituições como a Universidade de São Paulo e a Faculdade Cásper Líbero.
(Foto: Maria do Carmo Oliveira)
João Marcos Coelho
Crítico musical.
(Foto: Acervo Pessoal)
Leonardo Lichote
Repórter e crítico musical desde 2001, assina o texto final do livro “Minha fama de mau”, com memórias de Erasmo Carlos, e é autor das análises críticas que acompanham a caixa “De todas as maneiras”, de Chico Buarque. Desde 2018, apresenta a série "Cria", no Manouche, de encontros com compositores - pela qual já passaram artistas como Adriana Calcanhotto, Martinho da Vila e Gilberto Gil. Integra também os júris do Prêmio da Música Brasileira e do Prêmio Multishow.
(Foto: Acervo Pessoal)
Helena Bagnoli
Historiadora e jornalista, trabalhou na TV Cablevision Argentina e no Grupo Abril, foi diretora geral e presidente da MTV Brasil. Entre 2015 e 2022 foi publisher e diretora editorial da revista Bravo e de sua plataforma de vídeos. Dirigiu a série "Artérias" (2021) e o documentário "Amazônias, um processo" (2022-2023), ambos para o SESC TV. É sócia da produtora de conteúdo B&W
(Foto: Acervo Pessoal)
Amanda Queirós
Jornalista, crítica de dança e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi editora de cultura do Metro Jornal e repórter dos jornais O Povo e Folha de S.Paulo, além de ter colaborado para diversas publicações. Atuou como pesquisadora das enciclopédias Itaú Rumos Dança e Dança em Rede e integra a Comissão de Dança da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Atualmente escreve como freelancer para várias publicações e coedita o site www.criticatividade.com
(Foto: Acervo Pessoal)
Valmir Santos
Jornalista e crítico teatral, fundador e editor do site Teatrojornal - Leituras de Cena, desde 2010. Doutorando em Teoria e Prática do Teatro pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde cursou mestrado na mesma área. Autor de livros ou capítulos a exemplo de Abreugrafias da cena na Cia. Teatro da Cidade: acerca da trilogia formada por Maria Peregrina, Um dia ouvi a lua e O coração nas sombras (Carleto Editorial, 2021); Atos de coexistência: 30 anos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP (Sesi-SP Editora, 2017); O Tapa no Arena: repertório em imagens (Edições Sesc São Paulo, 2015).
(Foto: Acervo Pessoal)
Nelson Rubens Kunze
Nasceu em São Paulo em 1958. Graduou-se em engenharia e música. Completou os estudos em música e comunicações na Hochschule der Künste Berlin e na Technische Universität Berlin, na Alemanha. Atuou profissionalmente como músico e desde 1989 desenvolve atividades empresariais, de produção e jornalísticas nas áreas de comunicação e cultura. É fundador, sócio e diretor da empresa Clássicos Editorial Ltda., que publica a Revista CONCERTO (desde 1995) e o Site CONCERTO (desde 2006), dos quais é editor e colunista.
(Foto: Acervo Pessoal)
Fiona Maddocks
(Foto: Acervo Pessoal)
Isabella Lubrano
Jornalista formada pela Cásper Líbero e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, trabalhou em emissoras de TV e rádio de São Paulo como produtora, apresentadora e repórter. Comanda desde 2014 o projeto Ler Antes de Morrer, um dos maiores canais sobre Literatura no YouTube brasileiro, com cerca de 400 mil inscritos. Foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria "Fomento à Leitura" por dois anos consecutivos, 2018 e 2019. Também em 2019, lançou seu próprio Clube de Assinatura de livros, em parceria com a Bux Club.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
04/03/2020 a 25/05/2020
Dias e Horários
Segundas e Quarta, 19h30 às 21h30.
Período de inscrições no Curso
20/1 a 10/2.