Curso Presencial
Judeus em São Paulo: instituições, histórias e tradições
Voltar para o início
Programa
Com cerca de 60 mil judeus, a cidade de São Paulo abriga hoje a maior e mais complexa comunidade judaica do Brasil. Fruto de diversas ondas imigratórias, chegadas no final do século XIX e no início e meados do século XX, vindas tanto da Europa, sobretudo do leste europeu, quanto do Oriente Médio e do Norte da África, essa comunidade é ela mesma o amalgama de diversas sub-comunidades diferenciadas por suas origens étnicas e culturais e por seus alinhamentos religiosos e políticos. Neste segundo ciclo, visitaremos instituições na cidade de São Paulo e registraremos as múltiplas experiências nesses espaços, além de uma visita ao cemitério israelita de Cubatão.
Programa
17/10 A comunidade judaica em São Paulo e sua diversidade
31/10 Visita ao Museu Judaico
7/11 Visita à Unibes Cultural
14/11 Culinária judaica sefardi e asquenaze
21/11 Visita ao Cemitério Israelita de Cubatão
28/11 Conversa com representantes da Fisesp e da Conib
5/12 Espaços virtuais judaicos: Torá com Fritas
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Beth-El)
Palestrantes
Alexandre Leone
Rabino ordenado pelo Jewish Theological Seminary of America, doutor em Filosofia pela USP, doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela USP, com pós-doutorado em Filosofia pela FFLCH-USP.
(Foto: Selma Gurfinkel)
Paula Janovitch
Antropóloga e historiadora. Doutora em História pela USP. Nos últimos anos vem se dedicando em dar visibilidade a história da prostituição estrangeira em São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Sérgio Napchan
Dirertor geral da Confederação Israelita do Brasil. Psicólogo, especialista em desenvolvimento social e comunitário pelo programa Leatid, da Joint (Argentina) e Brandeis University (EUA).
(Foto: Acervo Pessoal)
Lucia Sequerra
Administradora de empresas formada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), chef de cozinha e consultora. Ativista social para pessoas em situação de rua, criadora de conteúdo gastronômico e chef do evento Taste of SãoPaulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Ricardo Berkiensztat
Presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp).
Theo Hotz
Rabino da Congregação Israelita Paulista (CIP). Historiador pela USP, onde também estudou Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica. Foi docente eventual na Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP, em parceria com a UNIBES Cultural. Apresenta o podcast Torá com Fritas, junto com Ângela Goldstein desde 2021.
(Foto: Acervo Pessoal)
Ângela Goldstein
Formada em Letras (português e alemão) pela USP e mestre em Literatura Comparada também pela USP. Mestranda em administração de ONGs judaicas, no Hebrew Union College de Los Angeles. Cocriadora e coapresentadora do podcast Torá com Fritas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
17/10/2024 a 05/12/2024
Dias e Horários
Quintas, das 14h30 às 16h30. Exceto dia 24/10
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/9, até o dia 17/10.
Enquanto houver vagas.