Atividades

Pesquisadores e ativistas debatem novos dados acerca da emergência climática

Curso On-Line
Justiça climática e desigualdades sociais: Um debate urgente

Voltar para o início Justiça climática e desigualdades sociais: Um debate urgente

Programa

Desde a década de 1970 que ambientalistas, ecologistas e ativistas ambientais clamam por garantia de direitos e proteção ao meio ambiente. De lá pra cá, se tornou cada dia mais urgente abordar a crise ambiental como uma crise civilizatória que põe em cheque a irracionalidade do paradigma econômico da modernidade.

Diante dos resultados aferidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas e o chamado a todo/as para a responsabilização individual, institucional e estrutural nas ações políticas para o enfrentamento das graves consequências das mudanças climática, o ciclo de debates "Justiça climática e desigualdades sociais: Um debate urgente tem como objetivo propor uma discussão que vai além das discussões apenas sobre emergência climática e convida todas as pessoas para pensar que uma atitude sustentável precisa ser construída a partir de uma mudança radical de valores civilizatórios.

13/10 - Direito à terra e racismo ambiental
Com Ana Lourdes da Silva Ribeiro, Pagu Rodrigues e Ana Helena Ithamar Passos.

14/10 - Gênero, juventude, mudanças climáticas e justiça social
Com Marcelo Rocha e Sylvia Siqueira.

15/10 - Economia, meio ambiente e desenvolvimento justo
Com Pedro Glatz, Suely Araújo e Roberta Anfee.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Ana Helena Ithamar Passos

Ana Helena Ithamar Passos

Advogada pela Universidade Católica de Pernambuco, mestra e doutora em Serviço Social, pela PUC-Rio. Pesquisadora na área de estudo das relações étnico-raciais, com ênfase no campo de conhecimento dos estudos críticos da branquitude e nos estudos da epistemologia feminista e gênero. Atua como professora de educação a distância em cursos de educação em direitos humanos e pesquisadora na área de justiça social e ambiental.  É cofundadora e diretora de comunicação do Instituto Ella Criações Educativas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ana Lourdes da Silva Ribeiro

Ana Lourdes da Silva Ribeiro

Educadora Ambiental e Pesquisadora do GEDMMA/Observatório dos Conflitos Socioambientais do Extremo Sul do Brasil. Integrante do GT Racismo Ambiental da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. Ativista de Direitos Humanos e doutoranda em Geografia pela UFC.
(Foto: Acervo Pessoal)

Pagu Rodrigues

Pagu Rodrigues

Indígena, socióloga formada pela USP e estudante de Direito. Atualmente é membra da Comissão de Povos Indígenas da OAB e da frente Ampla socioambiental.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcelo Rocha

Marcelo Rocha

Diretor Executivo do Instituto Ayíka, Ativista no Fridays For Future Brasil e FFF MAPA e na Climate Live. Foi uma das vozes brasileiras na COP 25, indicado junto a ONU como um dos 100 negros mais influentes do mundo. Atua principalmente nas periferias de São Paulo, onde idealizou o Festival Favela em Casa e o Fundo Emergencial de Apoio a Artistas e Coletivos de Favela TEDx Speaker "A favela me tornou um ativista climático".
(Foto: Acervo Pessoal)

Sylvia Siqueira

Sylvia Siqueira

Jornalista, ecofeminista e antirracista. Desenvolveu seu ativismo na ONG MIRIM Brasil, na ABONG, no IFM-SEI e está Conselheira de Direitos Humanos no Estado de Pernambuco. Atualmente é diretora executiva da Nuestra America Verde.
(Foto: Acervo Pessoal)

Pedro Glatz

Pedro Glatz

Historiador e mestre em ecologia humana pela Universidade de Lund, atua como assessor parlamentar em questões ambientais no Congresso Nacional do Chile.
(Foto: Acervo Pessoal)

Suely Araújo

Suely Araújo

Urbanista e advogada, doutora em ciência política, especialista sênior em políticas públicas do Observatório do Clima, ex-Presidente do Ibama (2016-2018).
(Foto: Acervo Pessoal)

Roberta Anfee

Roberta Anfee

Pós-doutora em ciências sociais pela UFAM, realiza pesquisas e desenvolve projetos na Amazônia desde 2006, como foco em planejamento estratégico.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

13/10/2021 a 15/10/2021

Dias e Horários

Quarta a Sexta, 19h30 às 21h30.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 27/9, até o dia 11/10.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams

Valores