Atividades

Entre a vida na universidade e a preservação da cultura cigana

Curso Presencial
Juventudes e Ciganos

Voltar para o início Juventudes e Ciganos

Programa

Debate sobre a geração mais jovem de ciganos no Brasil no percurso entre dois mundos, o cigano e o não-cigano; entre a necessidade de absorver os saberes tradicionais dos mais velhos, como forma de preservação da cultura, e a educação formal, que garante espaços de fala com a sociedade hegemônica.

Serão abordados os obstáculos para mulheres ciganas no ambiente acadêmico com relação à dificuldade da entrada e da permanência; a complexidade da tradição cigana aguapé e seu desencontro nas cidades e na universidade; os obstáculos da territorialização cigana em Goiás e seus impactos na vida dos mais jovens, além das vozes mais jovens que se somam aos anciãos da comunidade.

Com Sara Macêdo e Hayanne Iovanovitchi.
Mediação: Danilo Cymrot.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Igor Shimura)

Palestrantes

Danilo Cymrot

Danilo Cymrot

Doutor em Direito pela USP. É pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e autor de "O funk na batida: baile, rua e parlamento" (Edições Sesc, 2022), finalista do Prêmio Jabuti 2023.
(Foto: Bruno Salles)

Sara Macêdo

Sara Macêdo

Assessora jurídica popular IPDMS/CPT, cigana de etnia calon e tradição aguapé, mestra em Direito Agrário pela UFG (PPGDA/UFG), bailarina bellydancer e escritora. É membra do coletivo Ciganagens.
(Foto: Acervo Pessoal)

Hayanne Iovanovitchi

Hayanne Iovanovitchi

Assessora na Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Estado do Paraná, cigana da etnia rom, kalderashitsa, graduanda em Direito na FAE Centro Universitário. É criadora do Coletivo de Mulheres Ciganas do Brasil - Comcib.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

19/03/2024 a 19/03/2024

Dias e Horários

Terça, 19h30 às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 19/3.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora