Kutiyattam: arte dramática (Índia - Sec. IX)
Voltar para o início
Programa
Kutiyattam também chamado de Teatro Sânscrito do Sul da Índia é uma das raras tradições teatrais que existem há mais de dois mil anos preservando aspectos de sua encenação, texto e música. Atualmente, apesar de considerada patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO desde 2010, esta forma dramática é dominada por apenas 30 artistas, dentre eles atores, atrizes e percussionista. O baixo número de praticantes decorre do fato da tradição ter quase sido extinta no século XX por falta de transmissão devido às mudanças da sociedade indiana.
Nesse contexto o trabalho de divulgação dessa arte é de extrema importância. Levando em consideração seu rigor artístico, sua importância histórica, a influência que esta tradição tem sobre outras grandes referências da dança e do teatro indiano e o fato de as técnicas teatrais do Kutiyattam seguirem a maioria das regras do Natya Shastra - um dos mais antigos livros que faz um tratado sobre estética - fazem com que o conhecimento dessa referência se torne interessante e extremamente rico para estudantes e interessados por teatro, dança, sânscrito, música e cultura indiana.
Nessa palestra abordaremos a história do Kutiyattam, as obras sânscritas encenadas, as técnicas teatrais empregadas em sua encenação, os diferentes vestuários e a relação existente entre música e atuação. O conteúdo será transmitido por meio de vídeos, explanações teóricas, algumas práticas e possibilitará que os interessados tenham uma visão ampla do que é e como se configura essa importante tradição indiana.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Thulasidas)
Palestrantes

Viviane Soto-Dardeau
Franco-chilena, atriz em companhias de teatro contemporâneo e improvisação teatral, formada em filosofia na universidade de Besançon Franche-Comté e em Artes cênicas na universidade de Paris 8.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
22/03/2018 a 22/03/2018
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.