Atividades

Realização Perseu Abramo/Parceria: Sesc São Paulo

Curso Presencial
Lançamento da 3ª Edição da Pesquisa “Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado

Voltar para o início Lançamento da 3ª Edição da Pesquisa “Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado

Programa

A Fundação Perseu Abramo e o Sesc São Paulo realizam o lançamento da 3ª edição da pesquisa Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado. De abrangência nacional, a pesquisa busca acompanhar recuos e avanços sociais em relação ao enfrentamento às desigualdades de gênero ao longo de três décadas, investigando as realidades e percepções sobre questões como violência, saúde, trabalho, cuidados, assim como a compreensão de novas demandas relacionadas às mulheres na sociedade.

Trata-se da terceira pesquisa realizada a respeito do tema, tendo sido a primeira investigação feita em 2001 e, a seguinte, em 2010. Esta terceira edição contou com duas etapas: uma fase qualitativa, realizada virtualmente em 2021, em decorrência da pandemia da Covid-19, composta por entrevistas feitas a 65 mulheres (cisgênero e transgênero). A fase quantitativa foi desenvolvida ao longo de 2023, por meio de entrevistas com 2.440 mulheres e 1.221 homens.

No encontro, as convidadas trarão reflexões sobre os dados gerais da pesquisa, que indicam um acentuamento das desigualdades em relação às mulheres na última década.

Com Vilma Bokany, Sofia Helena Toledo, Laís Abramo, Lívia Sant'Anna Vaz e Jacqueline Teixeira.
Mediação: Manoela Cruz.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 15/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Vilma Bokany

Vilma Bokany

Possui doutorado em Ciências Sociais, na área de Sociologia, pela PUC-SP. Integrou o NOPPE da FPA no período de 2001 a 2024, tendo coordenado o mesmo no período de 2014 a 2020. É pesquisadora do NEPUR (Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas) da PUC-SP, onde trabalha com os temas alteridade, intolerância, misoginia, desigualdade, metrópole. Coordenou a pesquisa Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado - 3a edição.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sofia Helena Toledo

Sofia Helena Toledo

Cientista social pela Universidade de São Paulo e mestranda em Sociologia pela mesma instituição. Pesquisa temas como raça, gênero, periferia, violência de Estado e movimentos sociais. Está como pesquisadora analista no Núcleo Opinião Pública, Pesquisa e Estudos (NOPPE) da Fundação Perseu Abramo. Atuou como analista na pesquisa Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado - 3a edição.
(Foto: Acervo Pessoal)

Laís Abramo

Laís Abramo

Socióloga, mestre e doutora em Sociologia pela USP. Secretária Nacional de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, desde 2023. Foi diretora da CEPAL (2015-2019), da OIT no Brasil (2005-2015) e especialista em gênero e trabalho na América Latina. Professora na PUC-SP e na Escola de Sociologia e Política, é autora sobre cuidado, desigualdades e trabalho.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lívia Sant'Anna Vaz

Lívia Sant'Anna Vaz

Promotora de justiça no Ministério Público do Estado da Bahia, doutora pela Univ. de Lisboa e mestra pela UFBA. Coordena o GT de Enfrentamento ao Racismo do CNMP (2018-2024). Autora e coautora de livros sobre cotas e justiça racial. Vencedora do Prêmio 2022 (MP) e indicada entre as 100 Pessoas de Ascendência Africana mais Influentes do Mundo (Lei & Justiça).
(Foto: Stella Ribeiro)

Jacqueline Teixeira

Jacqueline Teixeira

Antropóloga, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e pesquisadora do Cebrap e do ISER (Instituto de Estudos da Religião). Doutora e mestre em Antropologia pela USP, graduada em Ciências Sociais e Teologia. Coordena o CRESPO (Cultura, Religião, Sujeitos e Políticas) e atua em pesquisas sobre religião, gênero, raça e sexualidade. Integra o comitê editorial dos Cadernos Pagu.
(Foto: Acervo Pessoal)

Manoela Cruz

Manoela Cruz

Mestre em Ciências Sociais (Unifesp), estudante de Direito (USP), socióloga, ferroviária, comunicadora socioambiental e ativista antirracista.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

23/09/2025 a 23/09/2025

Dias e Horários

Terça, 10h30 às 13h

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 15/9, até o dia 23/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis