Lentes e letras: diálogos entre fotografia e literatura
Voltar para o início
Programa
Eles são mestres da imagem a percorrer os caminhos descritos por mestres da literatura. Foi assim que João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos, Clarice Lispector e tanto outros escritores, ganharam nas últimas décadas olhares de renomados fotógrafos, pesquisadores e curadores brasileiros: Eduardo Simões, autor dos ensaios fotográficos que ilustram os reconhecidos Cadernos de Literatura Brasileira; Maureen Bisilliat, uma inglesa que adentrou o Brasil através da ficção e mudou a história de nossa fotografia; Tiago Santana, premiado artista que soube revelar o sertão de Graciliano Ramos; Evandro Teixeira, um dos mais experientes fotojornalistas do país, que trouxe à tona universos distintos, de Pablo Neruda a Euclides da Cunha; e Georgia Quintas, curadora e pesquisadora que desenvolve trabalhos que aprofundam a relação entre imagens e letras.
Como fica claro, eles têm em comum a paixão por essas duas linguagens que sempre geraram diálogos extremamente profícuos, a fotografia e a literatura. Não por mera coincidência, afinal, a linguagem fotográfica sempre esteve muito próxima das letras, tanto por sua força narrativa, como por questões históricas. Basta lembrar que quem organizou a primeira expedição fotográfica da história foi o escritor francês Gustave Flaubert, em 1851. Ele queria narrar através de imagens o que havia escrito em seus textos sobre o Oriente. No entanto, temos aí apenas um dos exemplos dessa união. Há muito para ser dito, refletido, explicado. Há muito a aprender com esses brilhantes profissionais, seja acerca de suas trajetórias, suas técnicas e sobre como unem lentes e letras. E é isso que pretende essa série de encontros.
Com mediação de João Correia Filho.
15/09 – Tiago Santana
16/09 – Eduardo Simões
17/09 – Evandro Teixeira
18/09 – Roseli Nakagawa
19/09 – Maureen Bisilliat
(Foto: Wolfgang Lonien CC BY-SA 2.0)
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

João Correia Filho
Jornalista, editor e fundador da Editora Mireveja, que tem publicado livros voltados à educação, à psicologia e à arte, incluindo o infantil Lições de infância. É autor de quatro guias turísticos literários: Lisboa em Pessoa, À luz de Paris, São Paulo, literalmente e Buenos Aires, livro aberto. Com Lisboa em Pessoa foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2012. É autor de Nisinha, livro infantil inspirado nas ideias da médica Nise da Silveira, e sua estreia para crianças.
(Foto: Acervo pessoal)

Tiago Santana
Fotógrafo, desenvolve ensaios pelo Brasil e América Latina. Em 1994 recebeu a Bolsa Vitae de Artes com o projeto Benditos, livro homônimo publicado em 2000; e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 1995. Em 2007 ganhou os Prêmios Conrado Wessel de Ensaio Fotográfico e APCA, pelo ensaio "O Chão de Graciliano", livro realizado em parceria com o jornalista Audálio Dantas. Ganhou o Prêmio O Melhor da Fotografia no Brasil em 2007, 2008 e 2009. Em 2010 recebeu o Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia.
(Foto: Jarbas Oliveira)

Eduardo Simões
É editor de fotografia de publicações como a Revista Bravo! e República. Desde 1996 é autor dos ensaios fotográficos dos Cadernos de Literatura Brasileira do Instituto Moreira Sales, nos quais retrata o universo de escritores como Ariano Suassuna, Machado de Assis, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector. (Foto: Acervo pessoal)

Evandro Teixeira
Com mais de 50 anos de carreira, Evandro é considerado um dos mais importantes fotojornalistas da atualidade. Em 1973, foi o único fotógrafo presente no velório do poeta chileno Pablo Neruda. É autor do livro Canudos – 100 anos, inspirado em Euclides da Cunha e das imagens que ilustram a edição especial da obra de Graciliano Ramos. (Foto: Acervo pessoal)

Maureen Bisilliat
Fotógrafa nascida na Inglaterra e naturalizada brasileira. Foi bolsista da John Simon Guggenheim Memorial Foundation (EUA), em 1970; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (1981 - 1987), da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (1984 - 1987) e da Japan Foundation (1987). Em 17 de março de 2010, foi agraciada com a comenda da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo.
(Foto: Jean Paz)

Rosely Nakagawa
Formada em arquitetura pela FAU-USP, tem especialização em Museologia pela USP e Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É curadora desde 1979 quando fundou a galeria FOTOPTICA. Coordenou a Casa da Fotografia FUJI de 1990 a 2004 e as galerias FNAC de 2004 a 2014.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
15/09/2015 a 19/09/2015
Dias e Horários
Terça a Sábado, 16h às 18h.