Atividades

: Leitura Dramática da peça "Gota D'Água", de Chico Buarque e Paulo Pontes

Liberdade em cena - Gota DÁgua

Voltar para o início Liberdade em cena - Gota DÁgua

Programa

Apresentações de leituras dramáticas seguidas de debates visando fomentar  pesquisas e estudos de peças que marcaram a história do teatro brasileiro. Destaca-se a influência dessas obras na atualidade, seus impactos em outras produções artísticas e os valores de uma época. Nesse mês a leitura será da peça “Gota D´Agua”, de Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975.

É uma adaptação da tragédia grega Medéia, ambientada no Rio de Janeiro, retratando as dificuldades enfrentadas pelos moradores do Conjunto Habitacional “Vila do Meio Dia”, que são explorados por Creonte, dono dos imóveis. Ali habitam há 10 anos Joana e Jasão com seus dois filhos. Jasão é músico e ambicioso e compõe o samba “Gota D’Água”, que faz sucesso tocando nas rádios. Jasão, então, deixa a mulher para casar-se com Alma, filha de Creonte.

Para vingar-se, a exemplo da personagem original, Medéia, Joana envenena os dois filhos e se mata. Os corpos são depositados aos pés de Jasão, na festa de seu casamento. A peça mostra a força implacável do “sistema” visando apenas o lucro, corrompendo mentes e almas e transformando as vidas e as relações humanas em simples mercadorias.

Os autores utilizam uma linguagem simples e crua, em versos bem trabalhados, resultando num espetáculo de grande dramaticidade e beleza. Canções de Chico Buarque fazem parte da leitura, com música ao vivo.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Walter Cruz)

Data

30/06/2018 a 30/06/2018

Dias e Horários

Sábado, 14h30 às 17h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de maio às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis