Lirismo + crítica + arte = poesia: um século de Pauliceia desvairada
Voltar para o início
Programa
Lançamento presencial do livro "Lirismo + crítica + arte = poesia: um século de Pauliceia desvairada" (Edições Sesc), organização de Maria Augusta Fonseca e Raúl Antelo. Publicada por Mario de Andrade em 1922, mesmo ano da Semana de Arte Moderna, Paulicéia desvairada é um marco da literatura brasileira e da estética modernista.
A publicação reúne críticos literários e pesquisadores que concebem análises sobre cada um dos 22 poemas que compõem Pauliceia desvairada. A obra também comporta um diálogo intersemiótico em que cada um dos poemas é ilustrado por um gravurista, desenhista ou fotógrafo.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Maria Augusta
Professora Sênior Livre-docente do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Estudiosa do Modernismo brasileiro desde 1972, tem obras publicadas sobre a vida e a obra de Oswald de Andrade e de Mário de Andrade. Em 2008 organizou os números 11 e 12 da Revista Literatura e Sociedade em homenagem aos 90 anos de Antonio Candido. Ainda, com estudo voltado para a obra do crítico - ensaios, entrevistas e prefácios - foi bolsista pesquisadora do CNPq por 9 anos, até 2017. A propósito dos 100 anos de Antonio Candido organizou, em parceria com Roberto Schwarz, um livro de vários autores, a sair pela Editora 34, em setembro pf. Nele também colaborou com o ensaio "O universo feminino e a crítica de Antonio Candido".
(Foto: Acervo Pessoal)

Raúl Antelo
Professor e escritor, doutor em Letras pela USP e professor titular de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Santa Catarina. Autor de Na ilha de Marapatá (Mário de Andrade lê os hispano-americanos (HUCITEC, 1986), Imágenes de América Latina (EDUNTREF, 2014) e Maria com Marcel Duchamp nos Trópicos (UFMG, 2010), entre outros títulos. Foi pesquisador do CNPq, Guggenheim Fellow e professor visitante nas Universidades de Yale, Duke, Texas at Austin, Maryland e Leiden, na Holanda.
(Foto: Acervo Pessoal)

Telê Ancona Lopez
Professora titular do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), ministra disciplinas e orienta projetos acadêmicos, como colaboradora-sênior, nessa instituição e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma universidade (FFLCH-USP). Estuda especialmente o modernismo brasileiro, as vanguardas europeias, os gêneros de fronteira, a crítica textual e a crítica genética, tendo publicado livros e artigos nessas áreas. Foi curadora do Arquivo Mário de Andrade.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
21/11/2022 a 21/11/2022
Dias e Horários
Segunda, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 21/11.
Enquanto houver vagas.