Atividades

Compreendendo o que as pesquisas estatísticas podem nos dizer sobre a contemporaneidade

Curso On-Line
Literacia de dados no mundo hiperconectado

Voltar para o início Literacia de dados no mundo hiperconectado

Programa

O ciclo “a vida nos números” propõe refletir sobre a vida dos processos numéricos e dos dados. A atividade é uma parceria entre PUC-SP, NIC.br/Cetic.br e Sesc em São Paulo.

Neste primeiro curso do ciclo, o pensamento científico e as leituras da realidade e da conjuntura atual para sua compreensão e planejamento de ações pressupõem a produção, análise e o uso de dados estatísticos para a criação e circulação de conhecimento.

Este curso é voltado para uma literacia informacional dos participantes para reflexão sobre a contemporaneidade, com foco no uso, conceitos e desdobramentos de pesquisas estatísticas para o desenvolvimento de políticas públicas.
 
Aula 1:  “Projeções” não são “previsões”
Com Maria Helena de Souza.
Nesta aula são abordados modelos que servem para analisar e comparar cenários e possibilidades, com vistas às projeções e às diferenças dessas em relação a previsões e geração de hipótese. A importância da conceituação da verdade e de suas múltiplas dimensões como elemento de compreensão da realidade.
 
Aula 2: Probabilidades e possibilidades
Com Maria Helena de Souza.
Nesta aula são abordadas as diferenças entre probabilidade e possibilidade, relacionando-as com acaso e planejamento para reflexão tais quais são expressas pelos meios de comunicação e políticas públicas. O que são indicadores, taxas e índices e como eles se relacionam com informações que estão diretamente expostas em nosso cotidiano.
 
Aula 3: Literacia de dados informacional
Com Pedro Nascimento
Nesta aula são abordados os processos de investigação e geração de conhecimento e a importância dos dados para leitura da realidade atual. Parte do que é uma pesquisa, seu contexto e como obter dados de boa qualidade serão aspectos tratados, além dos diferentes tipos de fontes de dados e pesquisas, que incluem censos, pesquisas por amostragem, registros administrativos e dados orgânicos.
   
Aula 4: Visualização, disseminação e interpretação de dados.
Com Pedro Nascimento   
Nesta aula são abordadas as diferentes formas de visualização e disseminação de dados estatísticos, de forma a auxiliar sua interpretação. Partindo dos diferentes tipos de dados, desde os elementares aos      agregados, será apresentada e trabalhada a produção de resumos estatísticos e sua disseminação a partir de tabelas e gráficos simples.
 
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Maria Helena de Souza

Maria Helena de Souza

Doutora em Educação pela PUC-SP. Autora de livros, assessora e consultora sobre ensino de matemática.
(Foto: Acervo Pessoal)

Pedro Nascimento

Pedro Nascimento

Doutor em Estatística pela University of Southampton. Pesquisador titular aposentado, colaborador voluntário da Escola Nacional de Ciências Estatísticas. Membro e Secretário da SCIENCE - Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica. Foi presidente do Instituto Internacional de Estatística (2015-2017).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

10/08/2020 a 31/08/2020

Dias e Horários

Segundas, 15h às 17h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis