Curso Presencial
Literatura afro-feminina e seus atravessamentos
Voltar para o início
Programa
Aborda a riqueza da literatura afro-feminina, destacando como as vivências, a ancestralidade e as questões sociais se entrelaçam nas obras literárias de autoras negras contemporâneas.
A escritora equatoriana Yuliana Ortiz Ruano, que lançou este mês o livro Febre de carnaval pela editora Bazar do Tempo, fala sobre seu processo de escrita analisando como as experiências pessoais e coletivas se refletem na construção de identidades e narrativas.
Também será discutida a forma como essas obras dialogam com o presente, abordando temas como resistência e a luta por visibilidade. O objetivo é criar um espaço de reflexão, celebrando as vozes que têm sido historicamente silenciadas e reconhecendo seu papel fundamental na literatura contemporânea mundial.
Mediação de Maria Carolina Casati.
Atividade em parceria com a Editora Bazar do Tempo.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Maria Carolina Casati
Mulher negra, professora, escritora e mediadora de leitura. Atualmente cursa o doutorado na EACH-USP, no qual desenvolve pesquisa de história oral com brasileiras negras que se relacionam com homens italianos numa perspectiva escrevivente. É idealizadora do @encruzilinhas, um projeto de leitura e debate de textos sobre negritude, gênero, feminismos e militância.
(Foto: Acerrvo Pessoal)
Yuliana Ortiz Ruano
Graduada em Literatura pela Universidade das Artes, é professora na Universidade das Artes do Equador e DJ de música afro do Pacífico. Publicou os livros de poesia Sovoz (2016), Canciones desde el fin del mundo (2021) e Cuaderno del imposible retorno a Pangea (2021). Febre de Carnaval (2022), seu primeiro romance, foi publicado no Equador, na Espanha e na Itália.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
19/11/2024 a 19/11/2024
Dias e Horários
Terça, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 24/10, até o dia 19/11.
Enquanto houver vagas.