Atividades

Ler, ouvir, fruir vozes antilhanas, no original e em traduções: diálogos cruzados entre Frantz Fanon, Aimé Césaire e Suzanne Césaire

Curso Presencial
Literatura antilhana e traduções: homenagem a vozes pioneiras

Voltar para o início Literatura antilhana e traduções: homenagem a vozes pioneiras

Programa

Por ocasião da Semana da Língua Francesa e da Francofonia, comemorada em todo o mundo de 18 a 26 de março, a Embaixada da França promove este ano vários eventos em torno das literaturas francófonas das Antilhas e da África, através de textos traduzidos no Brasil.

Em parceria com o Centro de Pesquisa e de Formação do SESC, este encontro, que reúne duas pesquisadoras e tradutoras, permitirá (re)descobrir, através da leitura de textos, no original e na respectiva tradução, vozes  pioneiras, no campo da literatura e da política, do movimento da Negritude ao pensamento decolonial, que da pequena ilha da Martinica ecoaram e ecoam pelo mundo hoje: Aimé Césaire, fundador da Negritude e mestre de Frantz Fanon, e a ensaísta Suzanne Césaire, cuja reflexão e sensibilidade feminina e feminista alimentou a poesia de seu célebre marido.

Ligia Fonseca Ferreira apresentará Os condenados da Terra (1961), considerada a obra-prima de Frantz Fanon, publicada poucos meses antes de sua morte, destacando as facetas, não só do ativista e psiquiatra, como do "escritor" e leitor de autores francófonos citados em seu último livro, dentre os quais Aimé Césaire, do qual foi um amado discípulo.

Ana Claudia Romano Ribeiro evocará conversas e convergência entre os ensaios de Suzanne Césaire e os poemas de Aimé Césaire. O casal  interroga a identidade martinicana e seu cruzamento específico de passado colonial, presente assimilado e futuro desejado; em ambos recorrem figurações da natureza e, em particular, na poesia de Aimé Césaire, figurações de "pessoa-planta", noção igualmente presente  em ensaios de Suzanne Césaire. A palestrante apresentará, através de uma performance  poético-musical, o poema Les pur-sang (Os puros-sangues) em versão bilíngue.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Ligia Fonseca Ferreira

Ligia Fonseca Ferreira

Professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e autora-organizadora da edição crítica da obra poética integral do autor em Primeiras trovas burlescas & outros poemas de Luiz Gama (2000), da antologia Com a palavra Luiz Gama: poemas, artigos, cartas, máximas (2011, 2018), e de Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro (2020), e do ensaio "Mário de Andrade, africanista" no volume da obra inédita do autor Aspectos do folclore brasileiro (Global, 2019).
(Foto: Acervo Pessoal)

Ana Cláudia Romano Ribeiro

Ana Cláudia Romano Ribeiro

Professora na UNIFESP, tradutora, artista e escritora. Os seus últimos livros publicados são: A casa das pessoas (poemas, 7Letras, 2023) e A vida de Deise, com Deise Abreu Pacheco (tirinhas, Hucitec, 2022).
(Foto: Gabi Perissinotto e Marcel della Vecchia)

Data

25/03/2023 a 25/03/2023

Dias e Horários

Sábado, 10h30 às 12h

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 25/3.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora