Literatura ao rés do chão: Momentos da tradição da crônica no Brasil
Voltar para o início
Programa
A crônica foi definida como "a vida ao rés-do-chão" e também título de ensaio exemplar de Antonio Candido. Entre outros aspectos, ele destaca que é filha do jornal diário (daí a expressão rés-do-chão") e aparenta ser conversa frouxa com o leitor, mas "sempre ajudando a estabelecer a dimensão das coisas e das pessoas".
Esta tradição que se fez tão brasileira, como pontua Candido, completa mais de um século onde escritores e jornalistas pensaram a realidade brasileira em seus mais diferentes aspectos - aliando a linguagem oral do cotidiano a uma carpintaria de texto da mais refinada.
A proposta deste curso é percorrer essa rica tradição com alguns dos seus mais destacados representantes: Lima Barreto, João do Rio, Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Stanislaw Ponte Preta, Nelson Rodrigues, Clarice Lispector e Hilda Hilst. Aqui entendemos a partir do título "Literatura ao rés-do-chão" ser este um território criativo comum tanto à literatura e ao jornalismo.
O curso visa abordar as principais características de cada um desses cronistas e seus olhares específicos sobre questões de ordem de comportamento e cultura emergentes.
Cada aula será composta de uma panorâmica da vida e obra de cada autor, descrição de sua trajetória jornalística e análise de até 4 crônicas de cada um.
Além de levantar discutir as respectivas abordagens e perceber os possíveis diálogos com a contemporaneidade.
Programa
1ª aula: Antonio Cândido, Lima Barreto e João Antônio.
2ª aula: Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade.
3ª aula: Stanislaw Ponte Preta e Nelson Rodrigues.
4ª aula: Clarice Lispector e Hilda Hilst.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Ilustração: Pedro Ribeiro Simões)
Palestrantes

Gutemberg Araujo de Medeiros
Professor, jornalista e pesquisador. Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP) e pós-doutorando em Comunicação e Semiótica; Entre os seus focos de estudo estão História do Jornalismo e da Edição, especialmente crônicas, New Journalism entre outros textos jornalísticos diferenciados além do informativo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
14/05/2019 a 04/06/2019
Dias e Horários
Terças, 10h30 às 12h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Abril, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.