Atividades

Testemunhando de dentro e para além da casa da morte

Curso On-Line
Literatura e testemunho: Paul Celan e Boris Pahor

Voltar para o início Literatura e testemunho: Paul Celan e Boris Pahor

Programa

É possível representar a experiência traumática, considerada indizível? Quais são os efeitos da experiência poética neste âmbito? A partir da obra de Paul Celan, pretende-se efetuar uma aproximação da aporia em torno a essa (im)possibilidade. Celan foi um sobrevivente judeu que se consagrou como um dos maiores poetas da língua alemã do século XX.

Sua língua poética era o alemão, que fora simultaneamente sua língua "materna e dos assassinos" ["Muttersprache-Mördersprache"]. A obra de Celan revela a possibilidade de uma poesia após Auschwitz que se utiliza de procedimentos para incorporar o silêncio como forma de falar, porém não sem efeitos.

Boris Pahor, esloveno nascido em 1913 em Trieste e falecido aos 108 anos na mesma cidade em 2022, foi membro da resistência na luta contra o nazismo e preso em campos de concentração como o de Natzweiler-Struthof, na região francesa de Vosges. Uma de suas obras mais impactantes, o livro autobiográfico e testemunhal Necrópole narra a sua passagem por esse e outros campos (Dachau, Dora, Herzungen e Bergen Belsen).

Visitando ao lado de turistas ao campo de Natzweiler-Struthof suas memórias jorram e dão as balizas para esse livro denso e poderoso.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Francisco Santos)

Palestrantes

Márcio Seligmann

Márcio Seligmann

Professor titular de Teoria Literária na UNICAMP e pesquisador do CNPq, possui mestrado em Letras pela USP e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Freie Universität Berlin, pós-doutor pelo Zentrum Für Literaturforschung Berlim e por Yale. É vice-presidente da ICLA, International Comparative Literature Association/ AILC, Association Internationale de Littérature Comparée.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mariana Camilo de Oliveira

Mariana Camilo de Oliveira

Graduada em Letras, em Psicologia e Mestre em Teoria Literária pela UFMG, doutoranda pela Universidad de Buenos Aires e professora da Universidad Pedagógica Nacional, Argentina.  Foi chefe do Departamento de Formación do Hospital Nacional Laura Bonaparte, Argentina. É autora de "A dor dorme com as palavras" (7Letras, 2011) e de artigos sobre psicanálise, saúde mental, literatura e tradução
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

27/06/2023 a 27/06/2023

Dias e Horários

Terça, 10h30 às 12h30.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 26/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams

Valores

Grátis