Curso On-Line
Livro-jogo e hibridizações midiáticas
Voltar para o início

Programa
Sabendo que ele ainda possa não ser tão conhecido para o público leitor de modo geral, o curso apresenta o que é um livro-jogo, traz momentos importantes de sua formação e consolidação e destaca seus momentos mais relevantes, até os dias atuais, culminando em outras produções híbridas pertencentes a outras mídias.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Pedro Panhoca da Silva
Doutor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Realiza pesquisa de pós-doutorado na Universität Konstanz (Alemanha). É revisor textual de livros-jogos e membro do banco de dados mundial de livros-jogos, o gamebooks.org.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Trad. José Garcez Palha. Lisboa: Cotovia, 1990.
FEIJÓO, Jacobo. Diseño narrativo de librojuegos: breve manual de referencia y primeros auxilios. [S.l.]: Trasgo, 2021. (v.1).
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jôgo como elemento da cultura. Trad. João Paulo
Monteiro. São Paulo, SP: Perspectiva: Editôra da USP, 1971.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Trad. Susana Alexandria. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009
SILVA, Pedro Panhoca da. Literatura e livros-jogos: a adaptação literária e seus benefícios. 2022. 496 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), 2022.
Disponível Aqui.
SILVA, Pedro Panhoca da. O livro-jogo e suas séries fundadoras. 2019. 326 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2019. Disponível Aqui.
Data
13/06/2023 a 27/06/2023
Dias e Horários
Terças, 10h às 12h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 12/6.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Microsoft Teams