Atividades

Debate sobre o livro "A sociedade desigual: Racismo e branquitude na formação do Brasil" de Mário Theodoro.

Curso On-Line
Livros e ideias de autoria negra: A sociedade desigual (Mário Theodoro)

Voltar para o início Livros e ideias de autoria negra: A sociedade desigual (Mário Theodoro)

Programa

A série "Livros e ideias de autoria negra" se propõe a ser um convite para que as pessoas se aproximem do pensamento africano e negro-brasileiro, colaborando dessa forma com a disseminação de perspectivas que tensionam a produção intelectual brancocêntrica num exercício de ruptura com a colonialidade do saber.

Cada encontro on-line estará focado em um livro que será discutido por um(a) palestrante acompanhado(a) de um(a) debatedor(a). Neste encontro será abordado o livro "A sociedade desigual: Racismo e branquitude na formação do Brasil" (Zahar, 2022) do economista Mário Theodoro.  

O autor desenvolve na obra argumentos acerca da "centralidade da questão racial na construção e desenvolvimento da sociedade brasileira, explicando de que modo o racismo funcionou e segue funcionando como motor e elemento organizador da desigualdade no Brasil. Mário Theodoro aponta também a incapacidade dos estudiosos e das principais teorias econômicas de produzir até hoje um modelo de estudo que leve em conta - em um país de maioria negra - a preponderância do racismo na desigualdade da sociedade brasileira [...]. Para ele, a grande força de transformação virá justamente do segmento mais afetado pela desigualdade: a população negra."

Com Mário Theodoro, economista pela UnB. Mestre em Economia pela UFPE e doutor em Ciências Econômicas pela Université Paris I - Sorbonne. É consultor legislativo aposentado do Senado Federal. Foi secretário-executivo da Seppir e diretor de Estudos Internacionais do Ipea. Foi também professor associado em Política Social e Sociologia da UnB, onde atualmente é professor visitante no Programa de Direitos Humanos e Cidadania.

Com Marcio Farias, psicólogo formado pelo Mackenzie, mestre e doutor em Psicologia Social pela PUC-SP. Professor convidado do Celacc Eca/USP.  Membro do Instituto Amma Psique e Negritude. Membro de Comissões de Avaliação de Ações Afirmativas em Concursos Públicos para a Fundação Carlos Chagas. 

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/11. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento

Palestrantes

Marcio Farias

Marcio Farias

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social, professor do Curso de Psicologia da PUC-SP e professor convidado do Celacc Eca/USP. Além de ser coordenador de pesquisa do Instituto Amma Psique e Negritude, é editor da Editora Dandara, onde coordena a Coleção Clóvis Moura.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Mario Theodoro

Mario Theodoro

Economista pela UnB. Mestre em Economia pela UFPE e doutor em Ciências Econômicas pela Université Paris I - Sorbonne. É consultor legislativo aposentado do Senado Federal. Foi secretário-executivo da Seppir e diretor de Estudos Internacionais do Ipea. Foi também professor associado em Política Social e Sociologia da UnB, onde atualmente é professor visitante no Programa de Direitos Humanos e Cidadania.

Data

08/12/2022 a 08/12/2022

Dias e Horários

Dia 8/12, quinta, das 15h às 16h30

Inscrições a partir das 14h do dia 24/11, até o dia 7/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma On-line ou web navegador de sua preferência.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora