Curso Presencial
Livros indígenas: Livros nos territórios: publicações na escola e para a escola
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Programa
Atualmente, existe no Brasil uma vasta coleção de livros produzidos com autoria, organização e mediação editorial indígena.
Ainda pouco sistematizado, esse acervo cresceu significativamente a partir dos anos 2000, impulsionado por publicações vinculadas a políticas públicas de educação, cultura e saúde para povos indígenas, além de iniciativas da sociedade civil organizada e do setor editorial.
Produzidos em um contexto de ampla diversidade cultural, linguística e de experiências indígenas, esses livros demandam maior reconhecimento público e espaços mais amplos de troca e reflexão.
Com o intuito de fomentar uma troca de aprendizados, propomos reunir 15 convidados em uma série de encontros, discutindo temas relacionados à produção, tradução, disseminação e recepção do que chamamos de "livros indígenas".
Discutiremos a transição das expressões das comunidades indígenas para o meio escrito, levantando questões sobre documentação, codificação linguística, adaptação às convenções editoriais e as interseções entre educação escolar e produção de livros. Discutiremos também as complexidades da tradução entre idiomas e cosmovisões distintas, as características dos processos colaborativos e de direitos intelectuais, autorais e comerciais.
Abordaremos ainda os desafios editoriais enfrentados na produção, distribuição e recepção dos livros indígenas, incluindo a escolha de formatos, gêneros textuais e estratégias para garantir uma maior visibilidade e reconhecimento dessas obras no espaço público brasileiro.
Este evento iniciado em abril seguirá até agosto de 2025 com uma mesa de debate em cada mês. A terceira mesa aborda experimentos com livros indígenas.
Examinamos aqui a transição de conhecimentos e expressões de comunidades indígenas para livros. Que possibilidades se abrem e quais desafios emergem na produção desses artefatos? O que se ganha e o que se perde ao documentar, codificar linguagens, fixar falas no registro escrito e transitar entre convenções editoriais?
Este evento iniciado em abril seguirá até agosto de 2025 com uma mesa de debate em cada mês. A quarta mesa aborda Livros indígenas no território.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Auritha)
Palestrantes

David Henrique da Silva Pereira
Professor indígena Terena, com formação pela USP. Atua na Educação Escolar Indígena na Aldeia Ekeruá (Avaí-SP). Com experiência em coordenação e projetos educacionais, participou de intercâmbio cultural Brasil-Alemanha, promovendo a preservação da língua e cultura Terena na Terra Indígena Araribá.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Xakriabá
Indígena Xakriabá da Aldeia Sumaré III (Terra Indígena Xakriabá/MG), formada em Pedagogia, Ciências Sociais e Humanidades e Administração Pública. Atuou como Secretária Executiva na Câmara Municipal, Supervisora Pedagógica na Educação Escolar Indígena Xakriabá e Coordenadora do Curso de Magistério Indígena Xakriabá. Atualmente, é Assessora Parlamentar e Articuladora Política da Deputada Federal Célia Xakriabá.
(Foto: Acervo Pessoal)

Juliana Akemi Andrade Okawati
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFSC), mestra em Antropologia Social (UFSC), especialista em Educação Inclusiva (Udesc) e Políticas Públicas para Igualdade (Clacso). Colabora com a Ação Saberes Indígenas na Escola - Núcleo/SC (UFSC).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
08/07/2025 a 08/07/2025
Dias e Horários
Terça, 16h às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/6, até o dia 8/7.
Enquanto houver vagas.