Atividades

História de Lourdes Barreto, 80 anos, Fundadora da Rede Brasileira de Prostitutas

Curso Presencial
Lourdes Barreto: Puta autobiografia

Voltar para o início Lourdes Barreto: Puta autobiografia

Programa

Falar é um jeito de escrever nossas histórias, como diz a autora da Puta autobiografia Lourdes Barreto. “Fala, mulher da vida” é o grito que deu início a organização do movimento brasileiro das prostitutas, que tem como marco o I Encontro Nacional de Prostitutas: Mulher da vida, é preciso falar. Foi realizado no Rio de Janeiro em 1987, um sonho realizado de Lourdes e sua amiga e companheira de luta Gabriela Leite. Duas mulheres que se encontram na década de 80, nos encontros da Pastoral da Mulher Marginalizada, e que ao perceberem a necessidade de reivindicarem seu lugar de fala começaram a escrever essa história.
 
Uma fala que é luta e que se escreve a partir da memória na relação entre o íntimo e o coletivo, a vida e a luta; e que ao escrever sem perder de vista o passado e afetos dessas histórias de vida mal contadas, criam sentidos à existência das prostitutas, quase sempre esteve confinada no imaginário social como um problema.

Atuando nas bordas da relação entre o íntimo e coletivo, como forma de resistir à violência, reconfigurando o espaço público, Lourdes Barreto, Gabriela Leite e muitas outras criam contranarrativas, no intuito de estabelecer um território livre, com experimentos insurgentes que reconstituem a história da sexualidade.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br


(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Elaine Bortolanza

Elaine Bortolanza

Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) e atua na fronteira entre clínica, cultura e arte, com foco nas questões de gênero, sexualidade e memória. Entre 2013 e 2022 foi curadora e produtora cultural da Daspu.
(Foto: Duda Breda)

Lourdes Barreto

Lourdes Barreto

Prostituta, fundadora da Rede Brasileira de Prostitutas e uma das principais ativistas na luta pelos direitos das mulheres prostitutas. Lançou em 2023 sua Puta Autobiografia, publicada pela Editora Claraboia, 2ª edição.
(Foto:
Bethizferro)

Leila Barreto

Leila Barreto

Especialista em Direitos Humanos e Comunicação. Atua nas escritas, conexões, intervenções poéticas, políticas e científicas de saúde, gênero e sexualidade. A curadoria da Puta autobiografia de Lourdes Barreto marca seu autorizar-se na literatura e poesia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

22/11/2023 a 22/11/2023

Dias e Horários

Quarta, 16h às 18h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 22/11.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora