Curso Presencial
Luiz Gama: recentes descobertas
Voltar para o início

Programa
O evento "Luiz Gama: recentes descobertas" apresenta documentos inéditos de arquivos públicos que revelam detalhes até então desconhecidos da infância de Gama em Salvador, a origem de seu pai e a existência de sua mãe, Luísa Mahin, referência do feminismo negro.
Com base nessas descobertas, a célebre Carta a Lúcio de Mendonça (1880) é revisitada, permitindo redimensionar a trajetória do abolicionista e de sua mãe, evidenciando seu papel central na história e na memória social do ativismo negro no Brasil e desconstruindo leituras equivocadas de suas vidas.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(O advogado abolicionista Luiz Gama (1830-1882) - Foto: Wikimedia Commons)
Palestrantes

Wlamyra Albuquerque
Professora de História do Brasil (UFBA), doutora pela Unicamp e pesquisadora CNPq. Especialista em escravidão, abolição e pós-abolição, é autora de O Jogo da Dissimulação e Uma História da Cultura Afro-Brasileira (Prêmio Jabuti).
(Foto: Adilton Venegeroles)

Dulci Lima
Pós-doutoranda em Antropologia Social (USP), doutora em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), mestra em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie) e bacharel em História (USP). Pesquisadora no Centro de Pesquisa e Formação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ligia Fonseca Ferreira
Professora da UNIFESP, doutora pela Sorbonne e pesquisadora associada ao IEB-USP. Especialista na obra de Luiz Gama, organizou edições de seus escritos e traduziu obras de Fanon, Taubira e Nardal, entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lisa Earl Castillo
Pesquisadora independente, doutora pela UFBA, atua na reconstrução documental de trajetórias da história afro-brasileira. Autora de Entre a oralidade e a escrita e diversos artigos no Brasil e no exterior.(Foto: Acervo Pessoal)
Data
28/08/2025 a 28/08/2025
Dias e Horários
Quinta, 19h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/7, até o dia 28/8.
Enquanto houver vagas