Atividades

Curso versa sobre Machado de Assis e a música

Curso On-Line
Machado de Assis e a Música

Voltar para o início Machado de Assis e a Música

Programa

Curso propõe análise em torno dos contos de Machado de Assis que retrataram a criação artística e a figura de músicos em seus processos de composição. O objetivo é oferecer uma porta de entrada para aqueles que se interessam pela obra machadiana, mostrando o quanto o escritor brasileiro estava atento aos gêneros musicais e às trocas culturais que ocorriam no país no final do século XIX.

Programa:

1. O interesse de Machado de Assis pelas artes e pela música no século XIX.

2. O triângulo amoroso-musical nos contos "O Machete" e "Trio em lá menor".

3. Um diálogo entre os contos "Um homem célebre" e "Cantiga de esponsais": a ideia fixa e a busca pela perfeição na obra artística.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Fernando Costa

Fernando Costa

Músico, compositor e professor. Mestre em literatura (UNESP). Já publicou artigos sobre as obras de Machado de Assis e também do escritor espanhol Gustavo Adolfo Bécquer.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

CANDIDO, Antonio. O observador literário. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2008.

GLEDSON, John. 50 contos de Machado de Assis. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GUIMARÃES, H. de S. (2005). Pobre-diabos num beco. Revista Teresa (6-7), 142-163. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/116613.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e Música: modulações pós-coloniais. São Paulo: Perspectiva, 2002.

SAYERS, Raymond S. A caminho de Bayreuth: a música na obra de Machado de Assis. Machado de Assis em Linha, São Paulo, v. 12, n. 26, jan./ abr. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-6821201912261.

TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

WEHRS, Carlos. Machado de Assis e a Magia da Música. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997.

WISNIK, José Miguel. Machado maxixe: o caso Pestana. São Paulo: Publifolha, 2008.

Data

18/11/2021 a 02/12/2021

Dias e Horários

Quintas, 19h às 21h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 16/11.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams

Valores

Grátis