Machado de Assis e o processo de criação literária
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Esta palestra almeja apresentar uma síntese dos resultados alcançados no livro ‘Machado de Assis e o processo de criação literária’, que derivou de uma pesquisa de Doutoramento, voltada para o estudo crítico e comparativo de contos de Machado de Assis publicados entre 1879 e 1884 em três diferentes contextos de produção: a revista A Estação (1879-1884), o jornal Gazeta de Notícias (1881-1884) e as coletâneas Papéis avulsos (1882) e Histórias sem data (1884).
Paralelamente ao trabalho de retomada das fontes primárias e das condições de produção literária na imprensa periódica, a pesquisa propôs um questionamento das duas correntes básicas da fortuna crítica machadiana, que sustentam as teses de que a trajetória criativa de Machado de Assis se define por uma "ruptura radical" ou por um "amadurecimento progressivo" entre as fases de produção.
Partindo dessa problematização, investiu-se numa redefinição das perspectivas de análise de modo a tornar possível a percepção da complexidade do percurso do escritor e dos delineamentos criativos de sua ficção, que evidenciam um movimento alternado entre experimentação, aprimoramento, repetição, descontinuidade e legitimação de soluções temáticas, procedimentos formais e orientações estéticas. Com base na constituição versátil e multiforme assumida pela sua colaboração nesses dois periódicos, constatou-se que a criação machadiana se configura a partir das especificidades materiais e das demandas disponíveis em cada contexto (revista, jornal e livro), orientando-se por um transitar simultâneo do autor entre as esferas do passatempo e da artisticidade, do prosaísmo e da complexidade, da reiteração de fórmulas testadas e do esboço de proposições inovadoras.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Jaison Luís Crestani
Doutor pela UNESP e pós-doutor pela ECA-USP. Atualmente, é professor do Colegiado de Letras do IFPR. Autor de "Machado de Assis e o processo de criação literária".
Data
06/05/2016 a 06/05/2016
Dias e Horários
Sexta, 19h às 21h
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.
Valores
Grátis
Inscreva-se agora