Curso Presencial
Malungagens artísticas entre afro-américas
Voltar para o início
Programa
O ciclo de escambos Malungagens Artísticas entre Afro-Américas: Estratégias individuais e coletivas de existências nas geopolíticas culturais proposto busca promover intercâmbios epistemológicos sobre como edificar encontros, estudos, produções, espacialidades, intercâmbios entre agentes culturais, especialmente das artistas visuais, locados/as na afro-diáspora.
Para tanto, em especial, considera as atuações de profissionais do Brasil e dos Estados Unidos conectados pelos laços de africanidade ancestral e de pan-africanismo atual, compreendidos enquanto irmãos e irmãs na diáspora.
21/11 - Roda de conversa: Malungagens contemporâneas: tecnologia comunitária tradicional como ferramenta de edificação de projetos culturais comuns.
22/11 - Estudos de casos: Intercâmbios epistemológicos: socialização de acessos como estratégia de aquilombamento.
Mediação Renata Felinto.
23/11 - Narrativas afro-diaspóricas em museus de curadorias eurocentradas: modos de contar sobre história, cultura e arte
Mediação Prof. Dra. Vanicleia Silva Santos, curadoria do UPENN Museum, University of Philadelphia/ EUA.
*Haverá tradução simultânea.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Renata Aparecida Felinto dos Santos
Artista visual, pesquisadora e professora. Doutora em Artes Visuais IA/UNESP. Especialista em Curadoria e Educação em Museus de Arte MAC/USP. Fellowship PostDoctoral Center for Africana Studies, University of Pennsylvania. Professora adjunta Licenciatura em Artes Visuais e PROFARTES URCA/CE.
(Foto: Jaqueline Rodrigues)
Tukufu Zuberi
Center for Africana Studies, University of Philadelphia/ EUA.
(Foto: Acervo Pessoal)
Vanicléia Silva Santos
Historiadora, professora e curadora do Penn Museum na University of Pennsylvania. Integra a ABEÁfrica e o Comitê Científico Internacional da UNESCO para o Nono Volume da História Geral da África. Organizadora e Coeditora de obras sobre a cultura material africana e suas diásporas, tais como Marfins Como Insígnia de Poder (2023); O Marfim no Mundo Moderno (2017), O Comércio de Marfim no Mundo Atlântico (2018), Arqueologia e história da cultura material na África e na diáspora Africana (2018), dentre outras.
(Foto: Acervo Pessoal)
The Bridge
(Virginia/EUA), centro criativo localizado em Charlottesville, Virginia, EUA. The Underground é um espaço de trabalho criativo dinâmico onde os cri.ativos podem compartilhar conhecimento e se envolver em projetos criativos de ponta. O coletivo será representado por Jay Simple, artista visual.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcos Felinto
Bacharel em História pela PUC-SP. Tem experiência na área de arte educação, sendo o Museu Afro Brasil o local no qual desenvolveu grande parte de suas experiências. É artista autodidata, trabalha com linguagem eletrônica e sonoridades experimentais. Desenvolve trabalhos em performance sonora para teatro, além pesquisas em site specific com o coletivo invisibili(cidades).
(Foto: Acervo Pessoal)
Preta Hub
(São Paulo/ Residência Cachoeira/ Bahia), Nasceu a partir do mapeamento, capacitação técnica e criativa do empreendedorismo negro no Brasil realizado pelo Instituto Feira Preta. Pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos. A fundadora e Ceo da Preta Hub, Adriana Barbosa.
(Foto: Acervo Pessoal)
Revista O Menelick 2º ato
(São Paulo), iniciativa editorial independente de reflexão e valorização da produção cultural e artística da diáspora negra com especial destaque para o Brasil. A revista será representada por Nabor Jr, jornalista, fotógrafo e fundador da Revista O Menelick 2º ato.
(Foto: Acervo Pessoal)
Casa Crespa, Manifesto Crespo
Manifesto Crespo é um coletivo focado em DIALOGAR sobre estética e autoestima voltado a mediar reflexões capazes de promover transformações políticas individuais e coletivas. Busca promover a discussão etnicorracial com recorte de gênero, por meio de atividades em que a população reconheça e identifique situações de discriminação, racismo e preconceito. Casa Crespa será representada por uma de suas fundadoras, a educadora popular Lúcia Udemezue.
(Foto: Acervo Pessoal)
Coletivo Vilanismo
(São Paulo) Plataforma de novas imagéticas e bricolagens visuais de homens Pretos e/ou Favelados, onde há hackeamentos dos estereótipos imputados sobre estes homens.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
21/11/2023 a 23/11/2023
Dias e Horários
Terça a Quinta, 15h às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 21/11.
Enquanto houver vagas.