Atividades

Palestra seguida de vivência presencial sobre as cirandas da Paraíba

Curso Presencial
Manifesto Corporal: festividades e culturas locais - Ciranda

Voltar para o início Manifesto Corporal: festividades e culturas locais - Ciranda

Programa

Roda de conversa, seguida de vivência presencial das festividades e os elementos da Ciranda na Paraíba. Entre cocos, toadas, cirandas e pontos de Jurema, Penha e seus filhos trazem a voz potente de uma mulher mestra, mãe e rezadeira que nunca pisou numa escola, mas que é herdeira de uma pedagogia ancestral.

Essa ação faz parte de um conjunto de programações que tem como objetivo apresentar o surgimento e a organização das atividades corporais populares em localidades diversas, para ampliar a compreensão de que as diferentes expressões do corpo germinam por vias sociais e culturais, como nas escolas, nas ruas, nos clubes, nos projetos sociais, nas praças e nas tribos.

Em cada encontro são convidadas pessoas ou coletivos para contar sobre as suas experiências e vivências com essas manifestações presentes nas culturas locais, bem como os demais elementos que compõem essa atmosfera.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Mestra Penha Cirandeira

Mestra Penha Cirandeira

Aprendeu a cantar ciranda e aboiar versos indo trabalhar na roça. Sempre na companhia de seu pai e mestre que a levava para todas as festas da região, Penha passou a ser uma das maiores referências de zabumbeiras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

22/06/2023 a 22/06/2023

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 22/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora