Atividades

Bate papo e vivência sobre as manifestações das comunidades de tambor da região sudeste

Curso Presencial
Manifesto Corporal: festividades e culturas locais - Grupo Cachuera

Voltar para o início Manifesto Corporal: festividades e culturas locais - Grupo Cachuera

Programa

Esta atividade presencial apresentará comunidades de tambor da região sudeste por meio do "Grupo Cachuera!" que busca a manutenção e divulgação da cultura brasileira como forma de resistência ao abafamento e silenciamento das vozes das tradições populares.

A marca distintiva do "Grupo Cachuera!" é o repertório de tradições marginalizadas pela cultura oficial que apresentamos sem que haja separação entre música, dança, improvisação poética e comportamento ritual. Inspirado nos fundamentos compartilhados com as comunidades de tambor da região sudeste (Jongos e Batuques de Umbigada), o grupo propõe a experimentação das manifestações buscando construir para si um espaço artístico singular, com um repertório próprio de composições e arranjos musicais dentro dos gêneros tradicionais. O trabalho tem como princípio sensibilizar e despertar novos contornos e vivências para pensarmos as relações afetivas e práticas coletivas da vida contemporânea.

A ação faz parte de um conjunto de programações que tem como objetivo apresentar o surgimento e a organização das atividades corporais populares em localidades diversas, para ampliar a compreensão de que as diferentes expressões do corpo germinam por vias sociais e culturais, como nas escolas, nas ruas, nos clubes, nos projetos sociais, nas praças e nas tribos.

Em cada encontro são convidadas pessoas ou coletivos para contar sobre as suas experiências e vivências com essas manifestações presentes nas culturas locais, bem como os demais elementos que compõem essa atmosfera.

Programação

6/5 das 19h às 21h.
Bate Papo e Vivência: Ingoma - O tambor e tudo que gira em seu entorno
Nesse encontro, os elementos - tambor, fogueira e ancestralidade - serão os pilares para a conversa sobre experiências de como a vivência e incorporação de ensinamentos e de valores ancestrais presentes nas manifestações e festejos culturais afro-brasileiros sudestinos, foram e são fundamentais para a valorização da nossa própria trajetória existencial e ancestral, bem como para a construção do corpo coletivo e sociabilidades dos grupos, Cachuera e Jongo do Embu das Artes.
Com Mestra Sol do Jongo de Embu das Artes, Cesar Azevedo, Valente.
Vivência com Marcela Elena Varconte e André Bueno.

7/5 das 10h30 às 12h30.
Bate Papo e Vivência: Corporeidade e comunidade com a Kambaiá Cia São Benedito de SP e o Grupo Cachuera!
Bate papo com Mestre Silvio Antônio, nascido na cidade de Cruzeiro, que chegou ao grupo Cachuera! no final da década de 90, trazendo o conhecimento de moçambique de bastão e congada, de sua vivência comunitária desde a infância no Vale do Paraíba. Desse encontro real com o Grupo Cachuera!, na cidade de São Paulo, com toda sua diversidade cultural, criou a Kambaiá Cia São Benedito de SP. Será retomado esse percurso com o mestre para pensar a corporeidade nas linguagens artísticas de teatro, dança, canto, performance e audiovisual que buscam valorizar a ancestralidade da cultura negra.
Com Mestre Silvio António, Tamara Pacheco e Renato Ihu.
Vivência com Kelli Garcia.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:

- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.

-Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose (consulte o calendário e as orientações do município onde acontecerá a atividade).

*O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a Covid-19.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

(Foto: Grupo Cachuera)

Palestrantes

Renato Ihu

Renato Ihu

Realiza pesquisas com comunidades tradicionais afro-brasileira do Sudeste. Trabalhou como técnico em audiovisual na Associação Cultural Cachuera! onde realizou pesquisa, gravação, catalogação e preservação do acervo audiovisual. Dirigiu e criou inúmeros documentários dentro da temática de comunidades tradicionais negras e cultura diaspórica afro brasileira. Como cantor atuou no espetáculo Ihu – Todos os Sons (2001), de Marlui Miranda e no Coral da USP.
(Foto: Acervo pessoal)

 

André Bueno

André Bueno

Escritor, linguista e músico, trabalha temas dos sujeitos negros e o confronto do racismo. É doutor em Letras com pós-doutorado. Pesquisa a participação das Línguas Africanas no Português Brasileiro. É professor na FASM - Faculdades Santa Marcelina, ensinando Metodologia de Pesquisa na pós-graduação em Percussão Brasileira. Integrante do Grupo Cachuera e da Associação Cultural Cachuera desde a formação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cesar Azevedo

Cesar Azevedo

Conhecido como Cesinha, integrante há mais de 20 anos do “Grupo Cachuera!”, responsável pelo núcleo de manutenção dos encontros do grupo e pelos instrumentos junto ao capitão Valente. Possui inúmeras composições de jongo, batuque de umbigada e congada. Tem como base de vida a busca pelos encontros e vivências nas tradições populares brasileiras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Kelli Garcia

Kelli Garcia

Cantora, compositora e ritmista, produtora artística, pesquisadora de culturas tradicionais do sudeste e nordeste brasileiro. O contato com a cultura popular veio em 2003 durante uma oficina de Teatro no Centro Cultural da Penha inspirada na trajetória de Mário de Andrade para as comemorações dos 450 anos de São Paulo, foi o despertar para o interesse para sua pesquisa em danças brasileiras, canto e percussão, integra o Grupo Cachuera! desde 2005,  o Trio Coco de Oyá e o bloco Axé Coco.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcela Varconte

Marcela Varconte

Cientista Social e educadora de formação. Trabalha com pesquisas e cartografias afetivas. Em sua prática, mantém intenso diálogo com movimentos de fortalecimento da cultura tradicional brasileira, e integra o Grupo Cachuera! desde 2006. Acredita, como fundamento, na valorização de sua própria cultura e ancestralidade como potência de vida.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mestra Sol

Mestra Sol

Solemar Cristina da Silva Medeiros é  Jongueira de tradição pelo bisavô João Adão de Itajubá MG, é Mestra da Comunidade Jongo Embu das Artes, atuante do conselho da Cultura na cidade, membro do Fórum para as Culturas tradicionais de São Paulo. Dirige um espaço criativo no centro histórico de Embu das Artes, onde ocorrem saraus, encontros artísticos e rodas de conversa.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mestre Silvio António

Mestre Silvio António

Arte educador social, mestre de Congada e Moçambique, vivenciador das tradições populares, e seus fundamentos. Defende a importância dos conhecimentos e valores ancestrais no âmbito familiar e comunitário. Acredita na força e na riqueza destas práticas ancestrais, para a promoção de valores humanos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Tamara Pacheco

Tamara Pacheco

Comunicadora social e pesquisadora das relações étnico-raciais na cultura popular. Doutoranda e mestre pelo Programa Mudança Social e Participação Política na EACH-USP, integra o Grupo Cachuera! desde 2009 e também é co-fundadora da Rede Quilombação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Valente

Valente

Integrante do Grupo Cachuera desde os anos 90, é ecólogo de profissão e um apaixonado pela natureza e por todas as belezas que ela compõe. Vibra com a potência e energia vital do couro e da madeira para construir os tambores que fortalecem as Ingomas. Desde 2018 abre seu quintal na Casa Verde para receber artistas e brincantes da cultura popular num festejo chamado Sambada Valente Cachuera!
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

06/05/2022 a 07/05/2022

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h.
Sábado, 10h30 às 12h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/4, até o dia 6/5.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora