Atividades

Contracartografias como ferramentas artísticas e políticas de resistência e transformação social

Curso Presencial
Mapas dissidentes: contracartografia, poder e resistência

Voltar para o início Mapas dissidentes: contracartografia, poder e resistência

Programa

Nesta palestra, Mesquita apresenta uma longa investigação sobre um conjunto de mapas e diagramas produzidos por artistas, ativistas e movimentos sociais entre as décadas de 1960 e 2010, a partir de diferentes contextos de transformação social, política e econômica em momentos de crise, de conflito e de formas potenciais de resistência.

A pesquisa examina os jogos e mapas realizados nos anos 1960 e 1970 pelo sueco-brasileiro Öyvind Fahlström (1928-1976) durante as tensões geopolíticas da Guerra Fria (1947-1991) e as mudanças estruturais e organizacionais do capitalismo global na década de 1970.

O autor também discute a obra do estadunidense Mark Lombardi (1951-2000), artista que durante a década de 1990 procurou mapear com suas "estruturas narrativas" redes internacionais de poder e transações financeiras obscuras envolvendo bancos, governos e elites dominantes da sociedade neoliberal. A palestra também aborda as práticas de contracartografia conduzidas entre os anos 1990 e 2010 pelos coletivos de arte ativista Bureau dÉtudes (França), Counter-Cartographies Collective (Estados Unidos) e Iconoclasistas (Argentina).

Além dos casos discutidos no livro, o autor também apresenta alguns dos desdobramentos dessa pesquisa em exposições, como a mostra Giro gráfico: como en el muro la hiedra (Museu Reina Sofía, 2022), na qual é curador e apresenta uma sala dedicada a contracartografias.   

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

André Mesquita

André Mesquita

Pesquisador das relações entre arte, política e ativismo. Doutor em História Social pela USP, atualmente é pós-doutorando pela mesma instituição. Desde de 2009 integra a Red Conceptualismos del Sur. É curador e coordenador de mediação e programas públicos do MASP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

11/08/2022 a 11/08/2022

Dias e Horários

Quintas, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/7, até o dia 10/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora