Curso On-Line
Mapear-cartografar: experiências contemporâneas
Voltar para o início

Programa
O curso explora variadas possibilidades de mapear/cartografar na contemporaneidade. Aborda traços do ato de mapear na história da humanidade para analisar o mundo hipermapeado atual. Apresenta os sentidos múltiplos de cartografia e analisa arenas de práticas críticas que envolvem mapas, mapeamentos e cartografias, com foco em contracartografias, ativismos cartográficos e conexões com a arte. A abordagem se dará a partir de experiências concretas de mapeamentos/cartografias.
Cronograma:
13/10 - Mapear: atividade humana.
Introduzir o entendimento de mapas como objetos da cultura que atendem necessidades humanas e não apenas como objetos técnicos estudados pela ciência cartográfica, bem como de cartografias como analítica ou acompanhamento de processos, em conexão com a filosofia da diferença.
15/10 - Dos traços da história do mapeamento ao mundo hipermapeado.
Compreender alguns processos de captura dos mapas por instâncias de controle do território, ao ponto de tornarem-se objetos de uma ciência específica e uma atividade de produção restrita a poucos, ma que tem sido reapropriada e disputada socialmente, ao menos em parte, com as tescnologias.
20/10 - Cartografia: princípio do rizoma.
Apresentar os termos Cartografia e Mapa, conforme os propõem Gilles Deleuze e Félix Guattari, considerando a cartografia como uma analítica de processos ou acompanhamento de linhas esquizo, e os mapas como conjunto dessas linhas.
22/10 - Contracartografias e ativismos cartográficos (1).
Explorar a pluralidade de experiências com mapeamentos realizados por atores sociais diversos, no contexto brasileiro e internacional.
27/10 - Contracartografias e ativismos cartográficos (2).
Explorar a pluralidade de experiências com mapeamentos realizados por atores sociais diversos, no contexto brasileiro e internacional.
29/10 - Arte, cartografia e (des)montagem dos mapas-objeto (1).
Explorar a pluralidade de experiências com mapeamentos e cartografias em conexão com a arte, no contexto brasileiro e internacional.
3/11 - Arte, cartografia e (des)montagem dos mapas-objeto (2).
Explorar a pluralidade de experiências com mapeamentos e cartografias em conexão com a arte, no contexto brasileiro e internacional.
5/11 - O que fazemos quando mapeamos?
Discutir a trajetória do curso e das produções dos participantes.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Gisele Girardi
Geógrafa e doutora em Geografia pela USP, com pós doutorado em Educação pela Unicamp. Professora titular no Departamento de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo.
(Foto: Acervo Pessoal)

David Sperling
Arquiteto e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e Coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC.IAU-USP).
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
ACSELRAD, Henri (Org.). Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro, IPPUR/UFRJ, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v.1. São Paulo: Ed. 34, 1995.
MESQUITA, André. Mapas dissidentes: contracartografia, poder e resistência. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2019.
RAMOS, Alexandre Dias (Coord.). Catálogo da 8ª Bienal do Mercosul: ensaios de geopoética. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011.
Data
13/10/2021 a 05/11/2021
Dias e Horários
Quartas e Sextas, 19h às 21h.
Curso 100% online
Inscrições a partir das 14h do dia 27/9, até o dia 11/10.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Microsoft Teams