Atividades

Sófocles, Maquiavel, Freud e outros para pensar a política e o Brasil

Curso Presencial
Maquiavel, a democracia e o Brasil

Voltar para o início Maquiavel, a democracia e o Brasil

Programa

O livro Maquiavel, a democracia e o Brasil apresenta, a partir de referências históricas e atuais da ciência política e das artes trágicas, um panorama sobre como pensar a ação política. Utilizando-se, especificamente, dos conceitos de Maquiavel, fortuna e virtude (virtù), Renato Janine Ribeiro analisa alguns fatos ocorridos nos principados italianos, a começar pela Florença de Maquiavel, e nas incipientes monarquias europeias para, posteriormente, se debruçar sobre a dinâmica de poder com os representantes do Executivo na Nova República brasileira (de 1985, com Sarney, até o governo Bolsonaro). Ora estará em cena a fortuna, ora a virtù, e será um jogo interessante vermos quais presidentes ascenderam e se mantiveram no poder pela primeira ou pela segunda.

Em todos os casos apresentados, há uma base comum que os assemelha: a legitimidade. Independente do regime, todo líder necessita dela, mas como mantê-la em uma democracia, onde há a alternância dos líderes em um curto período de tempo, é um problema cada vez mais complexo. Dessa forma, o professor de filosofia política e autor de ampla obra mostra ao leitor a enorme contribuição dada pelo florentino e como ela permanece relevante para refletirmos sobre a peculiar atualidade de nossa nação.

Com Renato Janine Ribeiro, professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP), na qual se doutorou após defender mestrado na Universidade de Paris I (Pantheon Sorbonne), França. Foi ministro da Educação no governo Dilma Rousseff e, em 2021, eleito presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Entre suas obras, destacam-se "A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil" (2000, Prêmio Jabuti de 2001) e "A boa política: ensaios sobre a democracia na era da internet" (2017), ambas pela Companhia das Letras, além de "A pátria educadora em colapso" (Três Estrelas, 2018). Pela Estação Liberdade, no fim de 2021, publicou "Duas ideias filosóficas e a pandemia".

Mediação de Alexey Dodsworth, doutor em Filosofia em regime de duplo título pela Universidade Ca' Foscari de Veneza e pela Universidade de São Paulo. Autor de livros de ficção especulativa, premiado duas vezes com o Argos e em 2022 com o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica. Atualmente, é coordenador de grupos de estudos e pesquisas do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Unifesp e especialista em Filosofia vinculado à Universidade Ca' Foscari de Veneza.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/11 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Renato Janine Ribeiro

Renato Janine Ribeiro

Professor titular de Ética e Filosofia Política da USP e professor honorário do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da mesma instituição. Em 2021, foi eleito presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Entre 2014 e 2018, atuou como diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foi ministro da Educação no Brasil, entre abril e setembro de 2015. Em 2001, recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio pelo livro A Sociedade contra o Social.
(Foto: JR Duran)

Alexey Dodsworth

Alexey Dodsworth

Doutor em Filosofia em regime de duplo título pela Universidade Ca' Foscari de Veneza e pela Universidade de São Paulo. Autor de livros de ficção especulativa, premiado duas vezes com o Argos e em 2022 com o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica. Atualmente, é coordenador de grupos de estudos e pesquisas do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da UNIFESP e especialista em Filosofia vinculado à Universidade Ca' Foscari de Veneza.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

07/12/2022 a 07/12/2022

Dias e Horários

Dia 7/12, quarta-feira, das 19h30 às 21h30.

Inscrições a partir das 14h do dia 24/11, até o dia 07/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora