Curso Presencial
Marcel Duchamp: Notas em Deslize
Voltar para o início

Programa
O curso em quatro encontros "Marcel Duchamp: notas em deslize" busca refletir sobre a obra do artista franco-americano Marcel Duchamp (1887-1968) através de leituras das traduções linguísticas e gráficas dos manuscritos publicados por ele em caixas e suas relações com outros de seus trabalhos e edições, como o Grande vidro, os Ready-mades, o Étant donné, Tum, a caixa-maleta e a revista The Blind Man nº2.
Programa:
- Encontro 1: Caixa de 1914 - Fotografia entre imagem e legenda. A ideia da fabricação e a leitura em "reparadas padrão". Inscrições em toda sorte de objetos. A missiva Ready-made. Marcel Duchamp, ao seu dispor.
- Encontro 2: Caixa verde / A noiva a nu por seus solteiros, mesmo - Em busca das "palavras primas". O letreiro cinemático e outros intertítulos. Dados projetivos e outras equações água & gás. Um museu para viagem.
- Encontro 3: Caixa branca / No infinitivo - Deslizes quadridimensionais. Matemática do desejo. Aparência x Aparição. Vitrine surreal e um dicionário para a parte escrita do vidro.
- Encontro 4 (participação de Henrique P. Xavier): Infratênue - View: capa e contracapa. A sombra do saca-rolhas, a superfície do tobogã e o ar de Paris - não um conceito, mas exemplos. Fazedores de nada.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Wallace Vieira Masuko)
Palestrantes

Wallace Vieira Masuko
Artista, doutor em Artes Visuais pela USP. Editor e designer para revistarosa.com, cabradapeste.org e Editora ébria. Se relaciona com a obra de Duchamp através de traduções linguísticas e gráficas, desde 1998.
(Foto: Beatriz Toledo)

Henrique P. Xavier
Dedica-se a projetos, principalmente, na interface e mistura entre filosofia, artes visuais, literatura e política. Atualmente, desenvolve extensas pesquisas sobre as obras de Marilena ChauÍ, James Joyce e Carlos Fajardo, estando em fase de finalização de livros sobre as três respectivas obras. É professor e também atua com curadoria.
Data
16/09/2025 a 07/10/2025
Dias e Horários
Terças, 14h30 às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 16/9.
Enquanto houver vagas.