Atividades

Criação de brinquedos com retalhos de madeira

Curso Presencial
Marcenaria em Família: 8 a 12 anos

Voltar para o início Marcenaria em Família: 8 a 12 anos

Programa

Sem a necessidade de nenhuma experiência prévia, a oficina começará com o design de um brinquedo realizado pelas famílias a partir dos retalhos de madeiras reutilizados, seja um animal, um robô, um carrinho, uma boneca, um estímulo para as ideias mirabolantes e criativas, deixando as crianças pensando no próximo passo que iremos executar. Depois apresentaremos todas as ferramentas e como manusear cada uma delas e como utilizaremos os equipamentos de segurança.

Hora de colocar a mão na massa. Com a ajuda dos pais ou um educador disponível a criança poderá serrar, medir, parafusar, lixar e pintar o seu brinquedo. Uma vivência que envolve conexão e presença, valorizando as descobertas das crianças. Percebem como a madeira vai se transformando, ficando bonita e lisa, as crianças ganham mais que um brinquedo, ganham um processo, aprendem a valorizar o que elas fazem, descobrem o envolvimento com o trabalho, a confiança de que ela pode manusear as ferramentas "perigosas" e provavelmente vão cuidar muito bem do seu brinquedo. Nesse cenário, as crianças descobrem que as coisas levam tempo para ficar prontas, demandam trabalho, mas também é possível errar, refazer, reconstruir e pedir ajuda. Que experiências são aprendidas com a prática.

Esta atividade integra a programação da Semana Mundial do Brincar 2022.


ATENÇÃO: As inscrições serão realizas exclusivamente via e-mail marcenaria8a12.cpf@sescsp.org.br informando:

Nome completo do responsável

Nome completo e idade da criança

Telefone para contato

 

As inscrições se darão por ordem de recebimento de todos os dados, sendo uma vaga por criança, com acompanhamento de um adulto, respeitando as orientações de distanciamento social e lotação da sala de oficina.

 


Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:

- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.

-Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose (consulte o calendário e as orientações do município onde acontecerá a atividade).

*O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a Covid-19.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

Palestrantes

Daniele Leite

Daniele Leite

Arte-educadora, contadora de histórias, artista circense, artesã, permacultora e marceneira pela Oficina Lab, escola referência de design e marcenaria em São Paulo.  Atualmente o trabalho com brinquedos educativos de madeira é um dos seus principais projetos, embora sua aventura como empreendedora tenha começado em 2017 como arte-educadora da primeira infância. Fundadora do coletivo Arte no Quintal.
(Foto: Raphaela Valeria)

Daniela Forte

Daniela Forte

Professora de educação infantil da rede pública de São Paulo e pós-graduada em Arte-terapia. Acredita que a brincadeira deve estar conectada com a natureza, para apoiar o desenvolvimento de pessoas íntegras e livres. Atualmente acompanha os trabalhos do projeto Arte no Quintal como educadora promovendo atividades sensoriais conectadas com a natureza em espaços públicos e privados
(Foto: Acervo Pessoal)

David Miranda Reis

David Miranda Reis

Artista por persistência e educador por inspiração, procura por meio brincar compartilhar suas pesquisas e teorias sobre a vida, a infância e as belezas simples dos encontros. Nos últimos 16 anos vem atuando em diferentes espaços, como PROGRAMA PIAPI, MAMUSCA e SESCSP e onde mais o brincar possa existir. Docente do curso de pós-graduação em Recreação da FMU, e de Filosofia e Teatro no Colégio Terra Brasilis em Taboão da Serra.
(Foto: Celli Acerola)

Data

21/05/2022 a 21/05/2022

Dias e Horários

Sábado, 16h às 17h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/4, até o dia 21/5.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis