Atividades

Pensar a caminhada do vir a ser com as mulheres indígenas, as escolhas presentes e possíveis

Curso Presencial
Março da Mulher Indígena: Os Caminhos Trilhados por Mulheres Indígenas

Voltar para o início Março da Mulher Indígena: Os Caminhos Trilhados por Mulheres Indígenas

Programa

Como parte da programação do 8M de 2023, o Museu das Culturas Indígenas  e o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, propõem uma ação conjunta em formato de roda de conversa com indígenas que são lideranças e estão em evidência em sua área e/ou comunidade, para trocar suas visões e posicionamentos diante de seus caminhos, e dialogar sobre o protagonismo feminino como ação do do dia a dia.

O evento será dividido em dois dias, na sede do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e no Museu das Culturas Indígenas.

Dia 22/3, quarta- feira, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
Abertura - Coral Guarani
10h - "Mãe terra - o nascer e o território, o passado e o presente"
Pensando nos caminhos que se abrem no nascimento de uma mulher, no parto de uma mãe e como o território é sagrado, as participantes trarão histórias, experiências e partilha de saberes.
Mediação de Sandra Benites.

Dia 23/3 no Museu das Culturas Indígenas.
10h -  "Os caminhos do protagonismo"
A atividade propõe pensar e discutir a presença da mulher indígena na luta, o protagonismo diário, seus lugares, suas frentes - na saúde, na arte, na educação, na política, entre outros.
Mediação de Cris Takuá.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Sandra Benites

Sandra Benites

Nascida na Terra Indígena Porto Lindo, município de Japorã (MS), é pesquisadora e ativista Guarani. Atua como antropóloga, curadora de arte e educadora. Tem mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, onde realiza pesquisa de doutorado. Em 2019, foi contratada como curadora adjunta do Museu de Arte de São Paulo, tornando-se a primeira curadora indígena atuante em um museu de arte do Brasil. É Diretora de Artes Visuais da Funarte.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cristine Takuá

Cristine Takuá

Escritora, artesã, teórica decolonial, ativista e professora indígena brasileira da etnia maxacali. Graduada em filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita/campus Marília.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ivanildes Kerexu

Ivanildes Kerexu

Da etnia mbya, da aldeia Rio Bonito ( yakã porã) Ubatuba SP, sou liderança da aldeia Rio Bonito, presidente do conselho local de saúde indígena de Ubatuba, coordenadora do fórum de comunidade tradicional, articuladora das mulheres guaranis da comissão Guarani yvy rupa!
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

22/03/2023 a 23/03/2023

Dias e Horários

Quarta, 10h às 12h30 no CPF Sesc.
Quinta, 10h às 12h30 no Museu das Culturas Indígenas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora