Atividades

Maria Firmina dos Reis: trajetória intelectual de uma escritora afrodescendente

Voltar para o início Maria Firmina dos Reis: trajetória intelectual de uma escritora afrodescendente

Programa


O livro tem o objetivo de apresentar ao leitor um retrato da trajetória intelectual da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis (1822-1917), a partir da análise de registros biobibliográficos e de fragmentos literários extraídos do romance Úrsula, publicado em 1859; do conto Gupeva, de 1861-2; e do conto A escrava, de 1887, com o intuito de alcançar, criticamente, os sentidos que a autora atribuiu à causa abolicionista em vigência naquele momento.

Uma empreitada como essa, logo, permite o deslocamento da obra literária para uma pesquisa em ciências sociais, mais especificamente numa perspectiva interdisciplinar, que coloca os estudos literários em diálogo com os estudos de pensamento social brasileiro.

Nessa direção, a literatura assume relevância como um objeto privilegiado de investigação, capaz de atravessar o tempo e de oferecer ao pesquisador pistas significativas sobre o pensamento político da escritora, as formas como aqueles sujeitos viviam em sociedade e, não menos importante, a maneira como lidavam com as questões mais latentes de sua geração.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Crédito: Rafael Balseiro Zin)

Palestrantes

Rafael Balseiro Zin

Rafael Balseiro Zin

Sociólogo pela Escola de Sociologia e Política com especialização em Estudos Brasileiros: sociedade, educação e cultura. Mestre e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

24/07/2019 a 24/07/2019

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis