Atividades

Ciclo da Autora Homenageada: Elizabeth Bishop

Marta Góes e Regina Braga

Voltar para o início Marta Góes e Regina Braga

Programa

A dramaturga Marta Goes escreveu uma peça baseada na vida e na obra de Elizabeth Bishop, que rendeu à Regina Braga o prêmio APCA de melhor atriz e passou anos em cartaz. Nesse encontros elas relembram seus processos de criação e parceria.  

Ciclo da Autora Homenageada: Elizabeth Bishop

Elizabeth Bishop (1911-79) aportou em Santos em novembro de 1951 com a intenção de passar alguns dias. Aqui, depois de uma reação alérgica a um caju, ela se apaixonou pela urbanista Lota Macedo Soares e acabou permanecendo por quase vinte anos. Recebeu o Pulitzer de poesia em 1956, quando já vivia em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Comprou uma casa em Ouro Preto, Minas Gerais, que frequentou mesmo depois da morte de sua companheira, em 1967.

A obra poética de Elizabeth Bishop é concisa, com cerca de uma centena de poemas, alguns que levaram anos para ficar prontos. Ela também escreveu prosa e uma extensa correspondência — chegou a redigir quarenta cartas em um dia. Traduziu alguns autores brasileiros, entre eles Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto, e o diário Minha vida de menina, de Helena Morley. Foi amiga de Vinicius de Morais e de Manuel Bandeira e organizou uma antologia de poesia brasileira em língua inglesa que teve enorme importância na divulgação da nossa literatura em outros países.

Bishop morreu em 1979 em decorrência do alcoolismo. Passou seus últimos anos dando aulas na Universidade de Harvard. A série de encontros organizados nessa parceria entre o Sesc SP e a FLIP pretende iluminar e debater aspectos literários e biográficos — e os pontos em que esses dois recortes se entrelaçam — dessa multifacetada artista que era também uma pintora amadora.

O Ciclo da Autora Homenageada: Elizabeth Bishop é uma parceria do Sesc São Paulo e da FLIP.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade, você receberá por e-mail um link de acesso à plataforma onde será realizado o Fórum, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 3/8, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.


*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

Palestrantes

Marta Góes

Marta Góes

Trabalhou como jornalista em publicações como O Estado de S. Paulo, Veja e IstoÉ e é autora de peças como Prepare seus pés para o verão, A reserva e Um Porto para Elizabeth Bishop, e dos livros  Alfredo Mesquita, um grã-fino na contra-mão e A menina que se apaixonava.
(Foto: Acervo Pessoal)

Regina Braga

Regina Braga

Formada em teatro pela Escola de Arte Dramática de São Paulo e pelo Centre d’Études Teatrales, da Sorbonne, em Paris. Atuou em mais de trinta espetáculos, entre eles: Um Porto para Elizabeth Bishop, de Marta Goes e À margem da vida, de Tennessee Williams, pelos quais recebeu prêmios de melhor atriz. Dirigiu o espetáculo Tô Tatiando, de Zélia Duncan, sobre a obra de Luiz Tatit. Nos últimos anos, tem realizado um trabalho teatral contínuo com a diretora Isabel Teixeira, do qual resultaram os espetáculos: Desarticulações, texto da argentina Silvia Molloy, Agora eu vou ficar bonita, roteiro de Regina e Drauzio Varella, e São Paulo, espetáculo musical que estrearia em 12 de março deste ano, mas que foi suspenso no dia da estreia, por causa do isolamento social.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

20/08/2020 a 20/08/2020

Dias e Horários

Quinta, 18h30 às 20h30.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 3/8.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Valores

Grátis