Masculinidades e Feminilidades negras em diálogo
Voltar para o início
Programa
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
O ciclo traz um conjunto de investigações teórico-políticas sobre as feminilidades e masculinidades negras, abrindo espaço para o diálogo sobre/entre esses grupos sociais. Apresenta pesquisas acadêmicas, debates políticos, teorias sociais e psicológicas contemporâneas, a partir da articulação analítica complexa entre gênero e raça, além de classe, sexualidade, geração e região. Essas categorias possibilitam a identificação de aspectos individuais, coletivos e processos sócio-históricos que influenciam a experiência de ser mulher negra e homem negro, assim como suas relações.
25/05.10h00 às 18h30
Mesa 1 - Feminilidades negras
Com Clélia Prestes.
Intervalo para almoço - 12h00 às 13h30
Mesa 2 - Masculinidades negras
Com Alan Ribeiro.
Mesa 3 - Afetividade
Com Gislene Aparecida dos Santos e Osmundo Pinho.
26/05 - 10h00 às 18h30
Mesa 1 - Maternidade / Paternidade
Com Elisabete Figueroa e Benedito Medrado.
Intervalo para o almoço - 12h00 às 13h30
Mesa 2 – Violência
Com Andréia Beatriz e Deivison Nkosi Faustino.
Mesa 3 - Redes e diálogos entre negrxs
Com Clélia Prestes e Deivison Nkosi Faustino.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Sidney e Lucelia)
Palestrantes

Ateliê397
Clélia Prestes
Doutora em Psicologia Social pela USP e psicóloga do Instituto AMMA Psique e Negritude. Foi pesquisadora visitante no Departamento de Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos da Universidade do Texas em Austin.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alan Ribeiro
Antropólogo, mestre em Ciências Sociais pela UFPA doutor em Sociologia da Educação pela USP, Prof. do Instituto de Ciências da Educação, UFOPA. Estuda masculinidades, raça, classe e desempenho educacional em Belém e em São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Osmundo Pinho
Graduação em Ciências Sociais pela UFBA, mestrado em Antropologia Social e doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp. Professor no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA.

Elisabete Figueroa
Doutora em Psicologia pela UFSCar. É professora doutora da Universidade do Sagrado Coração (USC). Tem experiência de pesquisa com jovens negros e em comunidades periféricas no Brasil e exterior.
(Foto: Acervo Pessoal)

Benedito Medrado
Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP. Docente da UFPE. Coordena o Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPE e o Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades - GEMA/UFPE.
(Foto: Acervo Pessoal)

Andréia Beatriz
Integra a equipe de articulação da campanha Reaja ou será morto.

Gislene Aparecida dos Santos
Livre docente pela USP. Mestra em Filosofia (USP), especialização em Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise (UNICAMP). Doutora em Psicologia (USP). É professora da EACH - USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
25/05/2017 a 26/05/2017
Dias e Horários
Quinta e Sexta, 10h às 18h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.