Atividades

Bate papo sobre masculinidades negras pelo viés da arte

Curso On-Line
Masculinidades Negras: debates artísticos

Voltar para o início Masculinidades Negras: debates artísticos

Programa

O debate intersecciona dois campos de estudos, a saber, o de Relações Raciais e de Homens e Masculinidades fazendo emergir a figura do Homem Negro, um ator social ainda pouco estudado, mas que possui uma profunda relevância na formação do país e em suas configurações culturais e socioeconômicas contemporâneas.

Desse modo, a proposta é refletir com artistas negros de diferentes áreas sobre como seus respectivos trabalhos dialogam, direta e indiretamente, com o "Tornar-se Homem Negro" em seus desdobramentos com o feminino, os marcadores sociais de diferença e a sociedade brasileira em geral.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/11, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Clementino Junior

Clementino Junior

Cineasta, educador audiovisual e ambiental, doutorando em Educação (GEASur/UNIRIO) e fundador do CAN - Cineclube Atlântico Negro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Douglas Iesus

Douglas Iesus

(Fragmento Urbano): nascido e criado na Zona Leste de São Paulo, participou de diversos programas de formação em dança até solidificar o grupo que está sob sua direção desde 2009, o grupo Fragmento Urbano de Dança. Artista, pesquisador e educador de dança, é um Artivista Negro da periferia da cidade de São Paulo. Como um viajante inquieto das encruzilhadas em território brasileiro, criou a metodologia “Encruzilhada Style”, sob a qual trabalha e se aprofunda desde 2014. Ao longo da sua carreira foi contemplado por diversos prêmios, tais como APCA (2016), Denilto Gomes (2018), assim como o Conexões Cultura Intercâmbios do Minc (2015), no qual realizou residência artística junto a dançarinos de Maputo em Moçambique.
(Foto: Noelia Najera, Acervo Fragmento Urbano)

Henrique Restier

Henrique Restier

Mestre em Relações Étnico-raciais (CEFET-RJ). Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Professor de Sociologia do bacharelado de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI-CEFET-RJ).
(Foto: Acervo Pessoal)

Maxwell Alexandre

Maxwell Alexandre

Artista visual. Em 2019, iniciou a itinerância da exposição “Pardo é Papel” no MAC Lyon (Musée d’Art Contemporain de Lyon), França, e no MAR (Museu de Arte do Rio). Em 2021, fará uma individual no Palais de Tokyo, em Paris. Foi eleito artista do ano pelo Deutsche Bank. Sua obra integra o acervo de coleções como Pinacoteca do Estado de São Paulo, MASP, MAM-RJ, Museu de Arte do Rio, Musée d’Art Contemporain de Lyon, Perez Art Museum Miami e Guggenheim Abu Dhabi.
(Foto: Vito?ria Proenc?a)

Data

08/12/2021 a 08/12/2021

Dias e Horários

Quarta, 15h30 às 17h30.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 25/11, até o dia 8/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams

Valores

Grátis

Inscreva-se agora