Mediação em Museus e em Exposições para Público Surdo
Voltar para o inícioPrograma
A fruição em eventos e atividades culturais e artísticas no Brasil por parte do público surdo é fruto de muita luta da comunidade surda, que no decorrer do tempo e da participação social, junto com outros grupos proporcionaram condições para garantir o exercício da cidadania plena.
As políticas públicas de inclusão regulamentaram a exigência de recursos de acessibilidade, tais como: legendas em filmes e documentários nacionais, intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em escolas e universidades, bem como em museus e exposições, entre outros.
Desde 2002 a Libras é considerada a segunda língua oficial do Brasil, no ensino formal é obrigatório ter intérpretes desta língua, e os cursos de Libras em nível superior foram reconhecidos. No entanto, os espaços culturais e artísticos ainda não são totalmente acessíveis ao público surdo.
É necessário formar profissionais em número suficiente para atuar em todos os espaços culturais e artísticos do Brasil, para garantir a mediação em museus e exposições para os surdos.
Nestes encontros, pretende-se contribuir para a formação básica de pessoas interessadas em atuar nesta área, apresentando desde a história da educação de surdos, passando pelas primeiras línguas de sinais conhecidas e documentadas, até chegar nas atuais políticas públicas de inclusão e acessibilidade e, também, das inovações tecnológicas que possibilitaram esta acessibilidade, tais como os videoguias de museus.
A proposta deste curso é contribuir para a formação básica de pessoas - surdas e ouvintes, - interessadas em aprender sobre os recursos e formas de acessibilidade para surdos no mundo das artes e também, como se dá a formação de mediadores/educadores nas diversas manifestações artísticas e culturais.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Pixabay)
Palestrantes
Sabrina Ribeiro
Artista visual, educadora e pesquisadora. Estudante de pós-graduação em Arte Educação no Centro Universitário Senac. Tem experiência como educadora na área da mediação e arte educação em museus, oficinas e instituições tais como: Itaú Cultural, Museu Afro Brasil, Paço das Artes, Sesc Belenzinho, Sesc Pompeia entre outros.
Educadora na Pinacoteca do Estado de São Paulo há 11 anos.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
OLIVEIRA, Margarete de. Dissertação de Mestrado: Cultura e Inclusão na Educação em Museus: Processos de Formação em Mediação para Educadores Surdos. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia - PPGMus USP.
TOJAL, Amanda Pinto da Fonseca. Tese de Doutorado: Políticas Públicas Culturais de Inclusão de Públicos Especiais em Museus. Escola de Comunicações e Artes - ECA USP.
CRUZ, Andreza Nunes Real da. Tese de Mestrado Profissional: Aula de arte com surdos: criando uma prática de ensino. Instituto de Artes - IA UNESP
SOFIATO, Cássia Geciauskas. LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa. Artigo: O Uso da Iconografia/Imagem na Educação de Surdos: Diálogos Possíveis. Faculdade de Educação - FEUSP.
ZANELLATO, Daniella. SILVA, Elaine Cristina Paixão da. Artigo: O Uso de Recursos Visuais na Educação de Surdos. Faculdade de Educação - FEUSP.
Data
14/09/2019 a 21/09/2019
Dias e Horários
Sábados, 14h às 16h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.