Atividades

A atividade pretende discutir o estilo documental da diretora Petra Costa em sintonia com certa produção contemporânea do gênero

Curso Presencial
Memória e imaginário: o cinema de Petra Costa

Voltar para o início Memória e imaginário: o cinema de Petra Costa

Programa

A atividade pretende discutir o estilo documental de Petra Costa em sintonia com certa produção contemporânea do gênero. Em perspectiva, o olhar crítico na aproximação direta com o mundo real, assim como o uso de procedimentos narrativos de reconstrução sensível das histórias de vida dos sujeitos documentados, ao compor quadros de imagens afetivas e memorialísticas, simbólicas e poéticas.

Atividade 1: Breve perfil biográfico de Petra Costa, formação e atividades profissionais no campo audiovisual. Panorama geral da linguagem documental. Exibição de cenas e discussão do filme Olhos de ressaca (2009), prêmio de melhor curta-metragem no Festival do Rio.

Atividade 2: O longa-metragem Elena (2012). A linguagem documental subjetiva: o filme-diário. Os recursos de edição/montagem e a aproximação entre o cinema documental e ficcional. A narratividade e as formas estéticas. O simbólico: o elemento água (Bachelard), memória, inconsciente e afetividade. A temática social do suicídio.

Atividade 3: Filme em pauta O Olmo e a Gaivota (2015). A gravidez e a significação simbólica. A representação do corpo no documentário A Ópera Mouffe (1958), de Agnès Varda. O imaginário do teatro em Jogo de Cena (2007), de Eduardo Coutinho.

Atividade 4: Democracia em vertigem (2019), o documentário-reportagem. A investigação da memória, individual e coletiva, em Cabra marcado para morrer (Eduardo Coutinho, 1984). O filme-ensaio: a democracia e o posicionamento ideológico. A recente história política do Brasil.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Carlos Gonçalves

Carlos Gonçalves

Possui pós-doutorado em Comunicação e Audiovisual (ECA-USP). É doutor em Ciências Sociais - Antropologia (PUC-SP), com tese/pesquisa sobre o gênero do filme de estrada. Consultor especializado em pesquisa de opinião e mercado. Professor da pós-graduação Senac e cursos livres de cinema do Sesc e Casa Guilherme de Almeida.
(Foto: Silvia Gonçalves)

Data

04/09/2023 a 25/09/2023

Dias e Horários

Segundas, 15h às 17h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 4/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 4,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 7,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 15,00 - inteira