Memória LGBT no Centro Novo de São Paulo
Voltar para o inícioPrograma
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O curso propõe percorrer espaços de sociabilidade e resistência LGBT no Centro de São Paulo. Esses locais de grande significado para o movimento LGBT pautam a discussão sobre invisibilidades, disputas e memorialização presente na cidade, problematizando o passado e suas conexões com a atualidade.
Para a realização dos percursos serão mobilizados recursos participativos como jogos de papeis, no qual cada participante receberá uma carta de identidade representando uma personagem importante.
Durante o percurso, serão apresentados os usos e ocupações dos espaços urbanos visitados realizados pela comunidade G, L ou T a partir da trajetória pessoal dessas personagens, buscando criar uma identificação maior do participante com as pessoas que construíram essas memórias na cidade.
Programa
23/09: Introdução e breve explicação a respeito do uso da cidade como espaço de trocas, de aprendizado e de prazer.
Introdução a trajetória do grupo LGBT na cidade de São Paulo. Apresentação da dinâmica a ser realizada nos percursos.
30/09: Percurso G
Percurso por espaços de sociabilidade e resistência gay.
07/10: Percurso L
Percurso por espaços de sociabilidade e resistência lésbica.
14/10: Percurso T
Percurso por espaços de sociabilidade e resistência trans.
21/10: Debate com convidadas (os) representativas (os) da história e das lutas pela afirmação das comunidades em São Paulo.
Os convidados falarão sobre suas histórias e sobre os espaços visitados nas aulas anteriores, as perspectivas, opiniões e memórias a respeito da luta LGBT na cidade de São Paulo.
* A aula inicial e final acontecerá no Centro de Pesquisa e Formação, as demais acontecerão em espaços de sociabilidade e resistência LGBT no Centro de São Paulo com pontos de encontros a serem definidos durante as aulas.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Karoline Andrade Barros)
Palestrantes
Marisa Fernandes
Integrou o Grupo SOMOS/SP, nele foi co-fundadora do Lésbico Feminista, o LF. Desde 1990 integra o CFL - Coletivo de Feministas Lésbicas. É mestre em História Social, especialista em gênero e família.
(Foto: Marcel Verrumo)
Renata Perón
Paraibana, tem 39 anos, mora em São Paulo há 12 anos. Presidente da CAIS (Associação Centro de Apoio em Inclusão Social de Travestis e Transexuais). Cantora de MPB, recepcionista e assistente social pela UNINOVE.
(Foto: Acervo Pessoal)
Raul Lima Silva
Coordenadora do Projeto Purpurina, de apoio a jovens GLBTT. Pesquisadora do grupo de pesquisa Lugares de Memória e Consciência (USP-CNPQ) e do SP Safari. Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na FAUUSP.
(Foto: Acervo pessoal)
Karoline Andrade Barros
Pesquisadora do grupo de pesquisa Lugares de Memória e Consciência (USP-CNPQ) e do SP Safari, graduanda em Arquitetura e Urbanismo na FAUUSP, bolsista PIBIC 2013-2014.
Murilo Augusto Perdigão Martins
Faz parte do grupo de pesquisa "Lugares de Memória e Consciência" (USP-CNPq) e do SP Safari. Formado em Design de Interiores pela ETEC Getúlio Vargas e estudante de Arquitetura e Urbanismo da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Amanda Vieirá
Pesquisadora do grupo de pesquisa Lugares de Memória e Consciência (USP-CNPQ) e do SP Safari bolsista FAPESP. Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na FAUUSP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Beto de Jesus
Um dos diretores da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
23/09/2016 a 21/10/2016
Dias e Horários
Sextas, 14h30 às 17h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.