Curso Presencial
Memorial Mercedes Baptista
Voltar para o início
Programa
Neste ano que marca o decênio da partida de Mercedes Baptista ao Orun, este Memorial propõe apresentar um pouco mais sobre esse grande expoente da dança brasileira, seu legado, contribuições e desdobramentos de seus feitos dos últimos 60 anos até os dias atuais. A composição deste memorial enfatiza tanto a importância da presença das danças negras nos espaços institucionais acadêmicos quanto nas artes cênicas dos palcos nos dias de hoje. O evento contará com duas mesas de debate e duas aulas práticas.
Curadoria: Débora Marçal.
Programação:
28/11
10h30 às 13h: Mesa 1 - Danças negras nas instituições de ensino
Com Marianna Monteiro e Paulo Melgaço.
Mediação de Luiz Anastácio.
14h30 às 17h: Master Class de Dança Afro com Charles Nelson, aluno e guardião do legado de Mercedes Baptista.
29/11
10h30 às 13h: Mesa 2 - Legado e continuidade nos palcos hoje
Com Carmem Luz e Débora Campos.
Mediação de Solange Ferreira.
14h30 às 17h: Encontro de Danças Negras, realizado pelo Movimento Mercedes Baptista de São Paulo, formado por Wellington Ngunga, Carol Rocha Ewaci e Verônica Santos.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Acervo Mercedes Baptista)
Palestrantes
Débora Marçal
Coreógrafa, Diretora, Performer e Atriz. Co-fundadora da Capulanas Cia de Arte Negra. Coreógrafa e Diretora do Bando Macuas Cia Cênica. É graduada em Licenciatura em Dança pela Faculdade Paulista de Artes e Cursou Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Verônica Santos
Bailarina Intérprete, Coreógrafa, Preparadora Corporal, Diretora de Movimento, Atriz, Arte- Educadora e Fundadora da Corpórea Companhia de Corpos (SP).
(Foto: Acervo Pessoal)
Carmem Luz
Coreografa, cineasta, artista visual, curadora independente, criadora, diretora e pesquisadora em dança, teatro e performance.
(Foto: Claudia Ferreira)
Débora Campos
Bailarina, professora de Dança afro, artista pesquisadora e arte educadora.
(Foto: Lilo Oliveira)
Luiz Anastácio
Diretor, videomaker, Bailarino, Ator, pesquisador de cultura Africana e afro diaspórica , coordenador do curso técnico da ETEC de Artes.
(Foto: Ian Muntoreanu)
Mariana Francisca Monteiro
Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Filosofia e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no curso de Artes Cênicas do Instituto de Artes).
(Foto: Acervo Pessoal)
Paulo Melgaço da Silva Junior
Tem Pós Doutorado em Educação pela UFRJ (2018). Doutor em Educação pela UFRJ (2014), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ (2008).
(Foto: Carol Lancellotti)
Solange Ferreira
Graduou-se em licenciatura em educação física UCMSP, Especializou-se em Cia. Alvin Ailey em New York, é Metre em Artes da Cena pela Escola Superior Célia Helena e integra o corpo docente.
(Foto: Ckk Estudio)
Charles Nelson
Bailarino, ator, diretor e coreógrafo. Trabalha com a Dança Afro-brasileira em continuidade à Escola criada pela Professora de dança e Primeira Bailarina Negra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Mercedes Batista. Fundou em 1983, o grupo de artes Ilê Ofé , que atua na pesquisa, estudo e produção de espetáculos de dança afro-brasileira.
(Foto: Acervo Pessoal)
Wellington Ngunga
Intérprete pesquisador, mestre em performances culturais pela (UFG), capoeirista angola e amante das
danças dos Òrì?à.
(Foto: Felipe Stucchi)
Carol Rocha Ewaci
Mãe, artista educadora, diretora coreógrafa, preparadora corporal e instrutora de Pilates. Pesquisa Danças Negras há 20 anos, fez Mestrado na UNESP. É fundadora do núcleo Pèrègun.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
28/11/2024 a 29/11/2024
Dias e Horários
Quinta e Sexta, 10h30 às 18h
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 24/10, até o dia 28/11.
Enquanto houver vagas.