Memórias de Paraguassú
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
"Memórias de Paraguassú" é o título da palestra apresentada por Neide Lopes Ciarlariello, organizadora do livro "Baú da Saudade", com registros deixados por seu avô Roque Ricciardi (1894 - 1976), mais conhecido como Paraguassú, cantor, compositor, seresteiro e escritor. Paraguassú foi o primeiro artista paulista a fazer sucesso sem sair de São Paulo.
Passou toda sua vida no Brás, bairro operário e habitado por imigrantes italianos. Iniciou sua carreira em 1904 nas serenatas. Foi amigo de grandes músicos brasileiros, sendo grande admirador e divulgador das músicas de Catulo da Paixão Cearense.
Cantou em circos, teatros, praças públicas, rádio e televisão. Foi um dos primeiros cantores paulistas a gravar um disco em 1912.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Neide Lopes Ciarlariello
Advogada, poetisa e neta de Paraguassú.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
30/11/2016 a 30/11/2016
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.