Curso Presencial
Memórias digitais e saberes ancestrais: tecnologias de preservação da cultura afro-brasileira
Voltar para o início

Programa
Este encontro reúne pesquisadores e guardiões da memória afro-brasileira para discutir como as tecnologias digitais podem servir à preservação, documentação e difusão de saberes ancestrais. Em tempos de crescente digitalização, surge a urgência de pensar ferramentas tecnológicas que respeitem e potencializem as formas tradicionais de transmissão de conhecimento das comunidades negras.
A conversa aborda desde práticas de benzimento e cura popular até a organização de movimentos sociais, explorando como acervos digitais podem ser construídos de forma colaborativa e respeitosa. Debatem-se metodologias de coleta e organização de memórias orais, fotografias, documentos e objetos que contam a história da resistência negra no Brasil.
Wellinton Souza, do coletivo Negros do Bixiga e do Congresso Nacional Afro-Brasileiro, compartilha experiências sobre a documentação de territórios negros urbanos e a importância dos arquivos comunitários na luta por direitos e reconhecimento.
Tia Eliza, benzedeira e guardiã da Capela de Santo Antônio de Categeró, traz a perspectiva dos saberes tradicionais e sua relação com as novas formas de registro e transmissão.
O debate também aborda desafios éticos e metodológicos:
- Estamos garantindo que as comunidades mantenham controle sobre suas narrativas?
- Como equilibrar acessibilidade digital com proteção de conhecimentos sagrados?
- Que ferramentas tecnológicas são mais adequadas para diferentes tipos de acervo?
Destinada a pesquisadores, ativistas, profissionais de arquivo e interessados na intersecção entre tecnologia e cultura afro-brasileira, a conversa propõe reflexões práticas sobre construção de acervos digitais inclusivos e culturalmente sensíveis.
Com Tia Eliza e Wellinton Souza.
Mediação: Talita Azevedo.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Talita Azevedo)
Palestrantes

Wellinton Souza
Idealizador e membro do coletivo Negros do Bixiga, do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) e do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo. Ativista pelos direitos da população negra e pela preservação da memória dos territórios afro-brasileiros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Tia Eliza
Há quarenta anos dedica sua vida a cuidar de pessoas. É benzedeira, mulher preta, viúva, guardiã de saberes ancestrais e responsável pela Capela de Santo Antônio de Categeró, um espaço sagrado onde acolhe gratuitamente milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
(Foto: Acervo Pessoal)

Talita Azevedo
Pesquisadora, antropóloga e escritora. Fundou a consultoria oná, focada em criatividade aplicada à tecnologia, é embaixadora do Web Summit no Brasil e mentora de negócios na Associação Brasileira de Startups. Mestranda em divulgação científica e cultural na Unicamp, desenvolve um trabalho que cruza análise de dados, inovação afrodiásporica e inteligência regional para ampliar ferramentas de acervos à memória e promover recursos de emancipação socioeconômica no País.
(Foto: Rafael Berezinski)
Data
23/09/2025 a 23/09/2025
Dias e Horários
Terça, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 23/9.
Enquanto houver vagas.