Atividades

Com Jamil Scatena e T-Kaçula

Curso On-Line
Memórias e Histórias dos Carnavais de Atibaia

Voltar para o início Memórias e Histórias dos Carnavais de Atibaia

Programa

Há quase de 100 anos, tamborins, caixas, violões e cavaquinhos fazem o ritmo e a história do samba e dos carnavais de Atibaia, quase sempre tocados por ilustres desconhecidos que não só nos dias de Carnaval manifestam sua ginga e musicalidade.

Neste encontro, Jamil Scatena, autor do livro homônimo ao da palestra e T-Kaçula conversam sobre os fatos e a história oral que deram origem aos Blocos e Escolas de Samba de Atibaia, assim como suas conquistas, seus personagens marcantes, seus desfiles e enredos e fazem um paralelo com as  manifestações carnavalescas do que aconteciam em São Paulo e Rio de Janeiro, referências obrigatórias dessa manifestação popular.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Jamil Scatena

Jamil Scatena

Ligado aos sambas e batucadas desde a infância, foi crescendo e se envolvendo com as artes, passando pelo teatro e ficando com a música; participou de vários grupos musicais sendo parte integrante do movimento musical em 1981 ocorrido no então Teatro Lira Paulistana, com o sugestivo nome de "Virada Paulista".  Como percussionista e integrante do Bando Flor do Mato, acompanhou a mestre do folclore, Inezita Barroso. Em Atibaia ingressou no mundo do Carnaval montando e remontando Escolas de Samba, compondo e cantando sambas de enredo. Tem seu depoimento no documentário "Velhas Guardas, o Encontro" de Joatan Berbel que conta um dia na vida de senhores e senhoras que fizeram e fazem a história do samba carioca.
(Foto: Acervo Pessoal)

Tadeu Augusto Matheus

Tadeu Augusto Matheus

T-Kaçula, sociólogo formado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Mestrando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP), membro do grupo de estudos sobre América Latina (CELACC-USP), coordenador nacional da Nova Frente Negra Brasileira (NFNB), e autor do livro Casa Verde, uma pequena África paulistana.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

17/08/2020 a 17/08/2020

Dias e Horários

Segunda, 15h às 16h30.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis

Inscreva-se agora