Atividades

Com João Alegria

Curso On-Line
Mídia para Educadores: usos e conceitos

Voltar para o início Mídia para Educadores: usos e conceitos

Programa

Voltado para educadores, o curso visa apropriação das linguagens da mídia na prática profissional. Parte de um panorama das diferentes aproximações entre educação e mídia no século XX, para indicar e mapear tendências atuais de transformação na educação pela inclusão de recursos de tecnologia e mídia típicos da Cultura Digital.

Como desafio colocado à educação na atualidade, essa formação dá atenção especial à imagem e ao audiovisual. A criação, o roteiro e o vocabulário técnico do audiovisual e da produção da imagem. Dicas para a produção com aparatos portáteis, como os vídeos com celular. As questões da produção em rede, coautoria, direitos da imagem e voz, titularidade, direitos autorais e conexos. Oferecendo uma visão ampla dos diferentes aspectos envolvidos na Educação Midiática, e do campo de estudos, pesquisas e práticas que faz interagir Educação e Mídia.

Programa de encontros:
Aula 1. Questões atuais da educação.
Aula 2. Educação e Mídia no Brasil, aprendendo com a história.
Aula 3. Aprender através da mídia no mundo dos prosumers.
Aula 4. O audiovisual: equipe, funções e responsabilidades.
Aula 5. O audiovisual: dicas e vocabulário técnico.
Aula 6. Pequenos aparatos e formatos: o smartphone resolve quase tudo.
Aula 7. As questões da autoria em tempos de produção em rede.
Aula 8. Educação e mídia, tecnologia e inovação.
Aula 9. Educação e mídia, tendências atuais.
Aula 10. Seminário de Projetos Aplicativos - parte I.
Aula 11. Seminário de Projetos Aplicativos - parte II.
Aula 12. Seminário de Projetos Aplicativos - parte III.

Estrutura do curso e duração:
40h no total, compostas do seguinte modo:
12 encontros online com duração de 1h30 cada
12 horas de atividades remotas desenvolvidas pelos participantes (leituras, visualização de vídeos e análises de materiais pedagógicos)
10 horas de desenvolvimento de Projeto Aplicativo.

OBS: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/6, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

João Alegria

João Alegria

Professor do Curso de Design em Mídias Digitais da PUC-RJ e gerente geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho (FRM). Foi diretor do Canal Futura atuou como autor e diretor de televisão nas principais emissoras do país. É Doutor pela PUC-RJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

07/07/2020 a 30/07/2020

Dias e Horários

Terças e Quintas, 8h às 9h30.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas.

Local

Em Casa

Valores

Grátis