Atividades

Atlas das Migrações Internacionais e Atlas da Migração Refugiada

Autografias
Migrações Sul-Sul, Migrações Fronteiriças

Voltar para o início Migrações Sul-Sul, Migrações Fronteiriças

Programa

As reconfigurações dos rumos da migração no mundo denotam desafios teóricos e metodológicos apresentados nessa Coletânea. Dividida em cinco partes, a obra que será apresentada nessa palestra conta com 82 artigos produzidos por 970 autores.

Na primeira parte do livro são abordados os aspectos globais, regionais e fronteiriços no contexto das dinâmicas migratórias Sul-Sul.

A segunda parte destaca as especificidades brasileiras e os nexos locais/globais estabelecidos a partir da presença imigrante. Em seguida, é trazido a análise acerca das políticas migratórias, políticas públicas, direito internacional e direitos humanos. Já a quarta parte condensa uma série de notas de pesquisas para uma agenda de investigação Sul-Sul. Por fim, são apresentadas ações da academia para migrantes e refugiados/refugiadas, indicando o compromisso da universidade em sua interlocução com a sociedade.

O conhecimento empírico acerca das novas migrações internacionais no Brasil e em São Paulo é de fundamental importância para avançar nos aspectos teóricos e metodológicos de diferentes modalidades migratórias, bem como subsidiar as políticas públicas.

É nesse sentido que o Atlas Temático do Observatório das Migrações em São Paulo - Migrações Internacionais reúne diferentes fontes de informação, necessárias à construção do perfil sócio demográfico de diversos fluxos migratórios, contextualizados no tempo e no espaço.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600


(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Rosana Baeninger

Rosana Baeninger

Professora do Departamento de Demografia do IFCH/Unicamp; pesquisadora do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (Nepo); presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello - Unicamp e Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados; Coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo (Nepo-Unicamp/Fapesp-CNPq).

Data

17/08/2018 a 17/08/2018

Dias e Horários

Sexta, 10h às 13h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora