Atividades

Uma coletânea do Observatório das Migrações em São Paulo

Migrações Venezuelanas

Voltar para o início Migrações Venezuelanas

Programa

Composta por 54 textos divididos em 5 partes, esta Coletânea articula reflexões construídas no âmbito da universidade, do poder público, de organizações não governamentais e depoimentos de imigrantes venezuelanos.

A primeira parte - Direitos Humanos e Governança das Migrações - reúne as contribuições do Fundo de População das Nações Unidas, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, da Organização Internacional das Migrações, do Exército Brasileiro, da academia, da Defensoria Pública da União, do Instituto Migrações e Direitos Humanos, do Ministério Público do Trabalho.

A segunda parte - Origem e Destinos - analisa a imigração venezuelana na Colômbia e no Brasil. A terceira parte do livro - Fronteira Norte, Acolhimento e Xenofobia - discute a acolhida, as políticas de abrigo, as manifestações de xenofobia em Roraima e a heterogeneidade das migrações venezuelanas.

A quarta parte - Acolhida fora da Fronteira - destaca a interiorização da migração venezuelana e sua presença na Bahia, na Paraíba, em Minas Gerais, no Paraná e em São Paulo.

Finalmente, são apresentados temas emergentes de pesquisa, com textos sobre migração e o federalismo brasileiro, migração venezuelana e eleições presidenciais, os serviços de saúde, a necessidade de soluções duradouras, as Cidades#comOsRefugiados e uma cartografia da imigração venezuelana.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Rosana Baeninger

Rosana Baeninger

Professora do Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp; pesquisadora do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (Nepo); presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello - Unicamp e Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados; Coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo (Nepo-Unicamp).
(Foto: Acervo Pessoal)

Padre Paolo Parise

Padre Paolo Parise

Diretor da Missão Paz.
(Foto: Acervo Pessoal)

Victor Del Vecchio

Victor Del Vecchio

Consultor jurídico da ONU (OIM) e advogado formado pela USP. Pesquisador do GEPIM/USP e coordenador do ProMigra.
(Foto: Acervo Pessoal)

César Augusto Barrios

César Augusto Barrios

Coordenador da Associação Nacional de Imigrantes Venezuelanos (ANIV Brasil) em São Paulo e jornalista.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

26/06/2019 a 26/06/2019

Dias e Horários

Quarta, 14h às 16h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Maio, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora