Mineração de dados
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Vivenciando uma crise sem precedentes provocada pela digitalização de conteúdos, a indústria tradicional de comunicação está se reinventando para encontrar o seu lugar no ecossistema digital.
No olho do furacão desta disrupção, profissionais, empresas e instituições que dependem da boa comunicação passam por problemas geracionais (que opõem as capacidades digitais às analógicas), por questões de convivência com gigantes digitais como Google, Facebook e Twitter, por problemas cruciais na formatação de conteúdo interativo e na incapacidade de entender tanto o modelo de negócio da comunicação como a maneira mais eficaz de produzi-la.
Caio Túlio explora pesquisa realizada por ele mesmo na Universidade Columbia, em Nova York, na qual elenca as questões atuais da comunicação, explica como se deve abraçar as redes sociais no sentido de realizar a hiperdistribuição de conteúdos e exercita exemplos sobre a mineração de dados para compor posts, imagens e vídeos na exata necessidade dos internautas engajados nos distintos sites, portais ou páginas de redes sociais.
Para tanto, ele tem a ajuda de bibliografia recente que dá conta do jornalismo pós-industrial e da nova cadeia de valor do negócio da comunicação.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Caio Túlio Costa
jornalista, professor de jornalismo digital na ESPM-SP e empreendedor na internet. Fundador do Torabit, plataforma de monitoramento digital. Foi secretario de redação e ombudsman da Folha de S. Paulo, fundador do UOL e presidente do iG.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
19/10/2016 a 19/10/2016
Dias e Horários
Quarta, 10h30 às 13h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.