Curso Presencial
Minha Tropicália é o Pagode
Voltar para o início

Programa
Cacique de Ramos e o pagode, a origem de um gênero musical ou um movimento estético nos moldes de uma Tropicália?
Primeiro encontro: O bloco Cacique de Ramos
Um bate-papo sobre o surgimento de um novo estilo de samba, embalado pela criação de novos instrumentos, como o repique de mão, inventado por um dos integrantes do bloco.
Segundo encontro: Beth Carvalho, Cacique de Ramos e a criação do Grupo Fundo de Quintal
As primeiras gravações dos integrantes do bloco, revelando seu estilo de composição e outra possibilidade de sonoridade para o samba, com instrumentos novos e levadas diferentes.
Terceiro encontro: A explosão do Pagode
Com o sucesso do Grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Jovelina Pérola Negra, entre outros, um novo estilo de samba, nomeado "pagode", se espalha pelo Brasil. São Paulo abraça o novo gênero e, como num telefone sem fio, com a proliferação de incontáveis grupos, gera o pagode paulista, uma versão pop do samba do Cacique de Ramos.
Quarto encontro: Gênero ou movimento estético?
O pagode se cristaliza como gênero musical, mas tem na essência todas as bases de um manifesto estético ou movimento musical, considerando suas invenções e influência na música brasileira. Rodrigo Campos, cantor, compositor, violonista, cavaquinista e percussionista brasileiro. Revelação no 24º Prêmio da Música Brasileira (2013), com o disco Bahia Fantástica.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Rodrigo Campos
Cantor, compositor, violonista, cavaquinista e percussionista brasileiro.
Discografia: São Mateus Não É Um Lugar Assim Tão Longe (2009), Bahia Fantástica (2012), Conversas com Toshiro (2015), 9 Sambas (2018).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
09/10/2025 a 30/10/2025
Dias e Horários
Quintas, 19h30 às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/9, até o dia 9/10.
Enquanto houver vagas.