Atividades

Programação integrada ao evento da Primeira Escola de Ciência Avançada em Mobilidades: Teoria e Métodos, em parceria com a USP

Mobilidade sustentável em metrópoles: desafios para a realidade latino-americana

Voltar para o início Mobilidade sustentável em metrópoles: desafios para a realidade latino-americana

Programa

Com as transformações tecnológicas e as políticas urbanas, as cidades, conforme cresceram, foram gradativamente cedendo mais espaço para modos de transporte individuais e altamente dependentes de combustíveis fósseis.

Ao longo do século XX, isso trouxe importantes impactos ambientais, paisagísticos e sociais, levando alguns países a repensarem suas políticas de mobilidade urbana. Este fenômeno se acelerou de maneira tardia nas principais cidades latino-americanas, contudo, ainda que num cenário de forte caráter rodoviarista, já se observam iniciativas na direção de formas alternativas e ativas de mobilidade sustentável, com atenção para outros elementos que não apenas de infraestruturas e tecnologias - mas principalmente a dimensão humana das mobilidades (sustentabilidade social e mobilidade justa).

A emergência de movimentos em torno do uso da bicicleta em grandes cidades é um exemplo destas tensões e possibilidades. Assim, nesta palestra, serão discutidas questões sobre mobilidades nas grandes metrópoles, incluindo desafios, limitações e perspectivas técnicas, políticas e sociais associadas à transformação de padrões estruturais de mobilidade característicos da América Latina.

Será destacado o caso de Buenos Aires (Argentina), na perspectiva de se agregarem, de maneira comparativa e por uma visão ampla sobre mobilidades, elementos para discussão e ação nas cidades brasileiras.

Programação integrada ao evento da Primeira Escola de Ciência Avançada em Mobilidades: Teoria e Métodos, em parceria com a USP.

Com Dhan Zunino Singh e Thiago Allis (debatedor).

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Palestrantes

Dhan Zunino Singh

Dhan Zunino Singh

Pesquisador associado pelo Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), junto à Universidade Nacional de Quilmes, no Centro de História Intelectual.
(Foto: Acervo Pessoal)

Thiago Allis

Thiago Allis

Bacharel em Turismo, mestre em Integração da América Latina e doutor em Arquitetura e Urbanismo, na Área de Planejamento Urbano e Regional pela USP.  Docente do Curso de Lazer e Turismo, da EACH-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

02/10/2017 a 02/10/2017

Dias e Horários

Segunda, 14h às 17h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora