Curso Presencial
MODERNISMO: o lado oposto e os outros lados
Voltar para o início

Programa
Lançamento da coletânea de ensaios que refletem sobre a memória e o esquecimento envolvendo o modernismo no Brasil a partir da experiência artística e cultural da Semana de Arte Moderna de 1922.
Mais do que pensar sobre sua essência e seus desdobramentos, os ensaios discutem as diferenças entre os ideais do modernismo e da modernidade face à realidade nacional da época, considerando o alijamento das linguagens culturais populares, diversificadas e plurais, provocado pela Semana.
O objetivo é recuperar registros e autores renegados pelo apagamento de lugares, imagens e discursos relacionados à memória de afrodescendentes, escravos, imigrantes e outros.
Com Elias Thomé Saliba e Leandro Antônio de Almeida.
Mediação: Andréa de Araújo Nogueira.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Elias Saliba
(Foto: Acervo Pessoal)

Leandro Antonio de Almeida
Mestre e doutor em História Social pela USP, professor do curso de licenciatura em História da UFRB Campus Cachoeira-BA, integrante do Grupo de Pesquisa Humor e História (USP) e coordenador do Grupo de Pesquisa Roda de Histórias (UFRB).
(Foto: Acervo Pessoal)

Andrea de Araújo Nogueira
Gestora cultural. Gerente do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Doutora em Ciências da Comunicação na USP.
(Foto: Jean Paz)
Data
03/05/2023 a 03/05/2023
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/4, até o dia 3/5.
Enquanto houver vagas.