Atividades

Palestra sobre o contexto histórico-cultural, artístico e pedagógico das atuações do violonista Isaías Sávio (1900-1977) no Rio Grande do Sul, entre 1931 e 1970

Curso Presencial
Momentos histórico-culturais da atuação de Isaías Sávio no Rio Grande do Sul

Voltar para o início Momentos histórico-culturais da atuação de Isaías Sávio no Rio Grande do Sul

Programa

O violonista uruguaio Isaías Sávio chegou ao Brasil em 1931, radicando-se na cidade de São Paulo. Antes disso, porém, realizou suas primeiras apresentações em Porto Alegre, onde apresentou recital com enorme sucesso na prestigiosa Sala Beethoven, sendo o primeiro artista a tocar violão neste local. Num primeiro momento histórico, busca-se apresentar e discutir as motivações e o contexto da sua vinda e das apresentações no Sul do Brasil, bem como os contatos realizados e o repertório apresentado.

Em 1954 ocorreu a segunda atuação de Sávio, como o convidado especial do Grêmio Villa-Lobos (1948-1976), um Departamento de Cultura Violonística dentro da Associação Rio-Grandense de Música (ARM). Neste período, Sávio apresentou recital e concedeu entrevistas às rádios e jornais, momento em que recomendou firmemente a criação do curso superior de violão no RS.

As suas últimas passagens pelo Estado se deram em fins da década de 1960, a convite de Antônio Crivellaro, diretor do Liceu Musical Palestrina. Sávio foi convidado para ser o primeiro Diretor Artístico de um grande Festival de Violão (1968) ocorrido no Theatro São Pedro.

Além da direção do festival, apresentou um breve recital e ministrou aulas, incentivou novos talentos, sendo um dos responsáveis nos anos seguintes pela estruturação do Curso Superior de Violão da Faculdade Palestrina, bem como o diretor artístico dos primórdios dos famosos Seminários Internacionais de Violão.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 20/12 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Creative Commons)

Palestrantes

Márcio de Souza

Márcio de Souza

Violonista, professor e pesquisador. Doutor em História Cultural pela PUC-RS, com mestrado em Execução Musical pela UFBA (1997) e graduação em Música/Bacharelado em Violão pela UFRGS (1992).  É professor associado do Centro de Artes da UFPel. Em 2010 defendeu a tese "Mágoas do Violão: mediações culturais na música de Octávio Dutra". Em 2015 foi contemplado no Projeto Rumos Itaú Cultural para organizar o acervo e divulgar a obra de Octávio Dutra.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

18/01/2024 a 18/01/2024

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 20/12, até o dia 18/1.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora