Atividades

Este discografia com as Canções da Belle Époque brasileira apresenta as Primeiras audições paulistas de modinhas brasileiras arranjadas ou compostas por Bartolomeo Bortolazzi (1772-1846).

Morena, Morena! Canções da Belle Époque Brasileira

Voltar para o início Morena, Morena! Canções da Belle Époque Brasileira

Programa

Este lançamento do CD "Morena, Morena!: Canções da Belle Époque brasileira", com obras dos compositores Luciano Gallet, João Gomes de Araújo, Luisa Leonardo, Francisco Braga e Chiquinha Gonzaga, todas originais para voz e piano e arranjadas por Nicolas de Souza Barros.

Na segunda parte da atividade, serão apresentadas cinco obras arranjadas ou compostas pelo italiano Bartolomeu Bortolazzi (1772-1846), que viveu no Brasil entre 1822-1846. Estas obras integram uma coleção de modinhas brasileiras para "viola francesa" (guitarra romântica) deste autor.

Entre elas, "Estas lágrimas sentidas", de  Pe. José Maurício Nunes Garcia, que era completamente desconhecida pela comunidade musical brasileira até ser identificada por Alberto Pacheco em 2019, durante uma pesquisa sobre o cancioneiro brasileiro realizada em vários arquivos europeus.

Esta é a quarta modinha conhecida de Nunes Garcia.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.


Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Alberto José Vieira Pacheco

Alberto José Vieira Pacheco

Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo doutor e mestre em Música pela Unicamp. Entre 2007 e 2013, realizou seu pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, Portugal.
(Foto: Acervo Pessoal)

Nicolas de Souza Barros

Nicolas de Souza Barros

Professor Titular do Instituto Villa-Lobos (UNIRIO) e um dos mais conceituados especialistas do país em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas. Trabalha como solista e camerista, destacando sua atividade no conceituado conjunto de música antiga Quadro Cervantes. Já se apresentou em diversos países europeus, norte-americanos e latino-americanos, além de quase todos os estados brasileiros. Lançou os CDs Ernesto Nazareth, Ravel e Debussy e Chora Violão (2014, 2015 e 2017) com arranjos próprios para violão de 8 cordas.

(Foto: Acervo Pessoal)

Data

08/11/2019 a 08/11/2019

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora